Minha mulher quase não tem amizades femininas, ela diz que mulher é chata e competitiva e a maioria tem papo e ideias fúteis. Não discordo muito dela nesse ponto, mas não são todas, sem reducionismos.
Eu não me importaria, mas depende que tipo de amizade é essa. Se não tem nada demais, qual é o problema?
Se te causa insegurança certo vínculo da sua companheira com algum carinha, converse com ela, e chama os dois para um evento social para você conhecer essa pessoa junto com ela. Marque presença, procure saber quem é, nome, o que esse homem faz, se tem relacionamento ou tá procurando e que sobre quais assuntos eles falam. O cara te conhecer e saber que vocês tem uma relação estável e feliz, caso ele alimentasse algum desejo íntimo pela sua companheira, vai eliminar na cabeça do cara qualquer esperança.
Você proibir o companheiro de firmar amizades por causa de insegurança sua, independente do gênero, faz com que sobre para tu mais sobrecarga emocional da sua companheira para tu segurar.
Te falar, o ideal mesmo é você até apresentar seus amigos para ela e esperar que eles virem amigos também. Acho que existe um código ético entre os homens, mais forte do que das mulheres, que mulher e ex-mulher de amigo é homem. Pelo menos para mim sempre foi assim.
Agora, se for só alguém que o amigo estava afim e você chegar antes e ficar com a pessoa, não conta como nada ao meu ver. Já rolou comigo, a mulher era mó furada, anos depois o amigo até me agradeceu por isso.