Português, matemática e história são as únicas matérias relevantes que deveriam ser obrigatórias na escola. O resto, devia ficar a critério de cada aluno, uma vez que as demais matérias não terão peso no dia a dia.
Sinceramente, você passa anos estudando educação artística, geografia, biologia, e etc... pra que? A não ser que você sonhe em ser um biólogo, personal ou geólogo, são matérias irrelevantes. Seria MIL VEZES mais relevante que fosse ensinado educação financeira nas escolas, pois são coisas que serão vistas zilhões de vezes na vida, no dia a dia.
Aprender o básico de como funciona os fundamentos de uma economia moderna, os mais variados tipos de investimentos, o peso dos impostos na vida dos cidadãos, o que é SELIC, taxa DI, fundos multimercados e etc... Cara, são coisas que abrangem o dia a dia e a escola simplesmente ignora. Mas vai mexer nesse vespeiro, um monte de gente presa ao passado vai te criticar.
Eu acho que se podemos aprender matérias irrelevantes como artes e geografia, podemos muito bem aprender algo relevante como educação financeira, MAS... sociedade muito atrasada é foda.