Qual você votaria em 2026 para o Brasil?

elas perguntam
14 2
eles respondem
18/07/2024 13h31
Ambos tem pontos positivos e negativos.

A monarquia costuma criar uma estabilidade política melhor, o que resulta em mais estabilidade econômica também. Tendo mais governabilidade, fica mais fácil do governo implantar medidas de longo prazo, afinal, o governo dentro de uma monarquia tem um nome a zelar, diferente da republica que já vem com prazo curto estabelecido, ou seja, o governo vai preferir abordar projetos de curto-médio prazo, apenas para agradar enquanto estiver no poder.

A republica oferece uma melhor representatividade e diversidade, no entanto, isso pode gerar instabilidades e disputas pelo poder se não for aplicado corretamente, o que resulta em menos estabilidade política e econômica, a governabilidade pode se tornar difícil e complexa. Projetos de longo prazo também não são muito atrativos por governos dentro de uma republica, já que os efeitos desses projetos só serão sentidos nos governos posteriores.

Para chegar a um meio termo, como é feito em países desenvolvidos, e tentar criar uma estabilidade melhor, seria interessante dividir o poder executivo em dois, onde um será o chefe de estado (pode ser o primeiro ministro, indicado pelo parlamento), e o outro chefe de governo (governador ou presidente, eleito pelo povo). Apesar dos EUA ser uma republica, há essas duas divisões bem estabelecidas dentro da constituição, onde o governador de cada estado cumpre o papel de chefe de governo, responsável por desenvolver leis e políticas publicas, e o presidente, chefe de estado, responsável por cuidar dos interesses nacionais.

No Brasil, infelizmente, o presidente da republica é tanto o chefe de estado quanto de governo, fora que os parlamentos regiõnais/estaduais não tem poder de legislar, o que cria uma certa pressão sobre o congresso federal, que fica responsável por responder por todos os problemas e diferenças regionais dentro do país.

OBS: Os países mais ricos e livres da Europa são monarquias.
17/07/2024 22h50
República.
Na república eu sou responsável por eleger meu governante. Se ele for um tolo, corrupto ou incompetente a culpa eh nossa e podemos trocar. Na monarquia somos fardados a aguentar alguém que não escolhemos.
anônimo
17/07/2024 23h23
voce é pobre
ambos são ruins
17/07/2024 22h47
império
17/07/2024 23h26
Nenhum, prefiro uma ditadura.
18/07/2024 07h40
Monarquia
18/07/2024 07h51
Ditadura
18/07/2024 13h32
Monarquia Parlamentar...

Eu sei, é sonho, mas vale a pena sonhar.
18/07/2024 13h42
República sempre
18/07/2024 13h42
República, porque pelo menos podemos votar para escolher o menos pior.
18/07/2024 13h58
Para o Brasil?

O melhor é um novo dilúvio.
18/07/2024 15h20
Não estou afim de sustentar rei ou rainha. Já sustento gente demais.
Votaria em república parlamentarista.
18/07/2024 18h02
Na vdd não existe o melhor, ambos são ótimos sistemas.

O sucesso ou fracasso no sistema são as pessoas que governam.

A república no Brasil pode ser uma das ruins, mas o mesmo sistema é bom em San Marino.

Mesma coisa monarquia, é extremamente ruim em Lesotho na Africa mas é bom na Suécia.
elas respondem
17/07/2024 22h47
Anarquia.
17/07/2024 23h48
Monarquia. Na república ficamos na mão de idiotas úteis.