Como todos sabem. as universidades públicas (federais, estaduais...) são pagas por todos, e é um investimento público para capacitação de pessoas e oportunidade para que ocorra o acesso ao ensino gratuito e de qualidade, por qualquer pessoa (que conseguir aprovação). E entende-se que o curso, futuramente, irá contribuir para a presença de profissionais qualificados e trazendo retornos para a nação.

Porém nem todo mundo segue os mesmos caminhos após formar. Tem gente que pega o diploma e nunca trabalha na área. E eu li uma postagem em uma rede social de uma pessoa dizendo que as pessoas que se formam em uma universidade federal e depois de formar decidem nunca trabalhar na área, deveriam ter que pagar uma indenização para o Estado por isso, pois foi feito um investimento de dinheiro público na formação daquela pessoa, que em seguida decidiu não trazer nenhum retorno.

Qual sua opinião sobre isso? Considerando que essas pessoas que formaram e nunca exerceram trazendo o retorno poderiam ser pessoas que mudaram pro exterior logo após formar e trabalhar em outra área e fora, pessoas que decidiram casar e não exercer a profissão, pessoas herdeiras que fizeram o curso só pra ter o diploma e decidiram nunca trabalhar...

elas perguntam
2 1
eles respondem
20/07/2024 18h58
As universidades federais já são mantidas com impostos provenientes da iniciativa privada. Até o salário do servidor público, que também sofre recolhimento de impostos (um segundo recolhimento), é proveniente de impostos recolhidos originalmente da iniciativa privada. Não há por que cobrar uma segunda vez pelo serviço de formação prestado pela instituição.
elas respondem
anônima
20/07/2024 16h38
Não