Economia ruim, resultado de um estado inchado, inflação alta, custo elevado de financiamento, infraestrutura precária ou inexistente, população com baixa qualificação, educação de péssima qualidade... Resultando em poucas empresas, poucas vagas de trabalho, sub emprego.
Mas o povo ainda fica aplaudindo estado inflado e demonizando empresário.
E pior, ainda fica reclamando que é difícil encontrar emprego (não estou dizendo que é você).
Não acho, o problema é que os jovens de hoje estão exigindo muito pelo pouco que tem a oferecer.
Há muitos empregos em mercados, farmácias, lojas de roupas, e aplicativos de entrega, basta ter vontade e disponibilidade.
Agora, se você está se referindo a empregos de melhor qualidade, com salários mais altos, carga horária flexível, e etc.. bem, ai realmente está difícil, não apenas porque a sociedade não tem qualificação, mas porque a economia não está muito boa, o que reduz a oferta de empregos.
Num país onde o estado acha que a economia vai crescer simplesmente pelo fato de "injetar" dinheiro na economia, não tem como dar certo. Precisamos melhorar diversos índices econômicos para que aumentem a oferta de empregos e de melhor qualidade.
Isso passa pelo o nosso estado, terrivelmente inchado, parando de gastar com coisas inúteis, investir nessa infraestrutura fragilizada, desburocratizar o setor produtivo, trazer segurança jurídica investidores, reduzir carga tributária para atrair investimentos e impulsionar o consumo, melhorar a concorrência e a produtividade através de medidas estruturantes. Enfim, mas você vê o governo fazendo isso? Não, portanto, estamos presos nesse subdesenvolvimento mesmo, num país fraco, de moeda fraca, com poucos empregos, de baixa qualidade, e inflação que vira e mexe bate as portas.