A pessoa mora com a mãe idosa no 4° andar de um prédio antigo e excelente, mas sem elevador. Apesar de terem muito dinheiro, as duas não querem mudar do apartamento no qual passaram grande parte da vida e que tem vínculos afetivos, e devido às dificuldades de locomoção, propõem na reunião de condomínio a instalação de um elevador, que poderia beneficiar a todos e valorizar os apartamentos, com o custo dividido entre todos. Mas todos os outros moradores do prédio votam contra por causa do gasto e rejeitam o elevador.

Na reunião seguinte, essa pessoa que mora com a mãe e que tem bastante dinheiro, fala que está disposta a assumir os custos sozinha e colocar o elevador no prédio pagando tudo do próprio bolso (e não dá mais detalhes). Com isso, o elevador é aprovado por unanimidade (todos foram a favor) dessa vez.

Porém, após instalar o elevador, essa pessoa em contato com a empresa, coloca restrições (seja por fechaduras em cada andar, ou se não possível, usando um elevador tecnológico que só para no térreo e no andar onde ela mora com a mãe), e com isso impede todos os outros vizinhos do prédio de usarem o elevador pelo qual ela pagou sozinha.

elas perguntam
4 3
eles respondem
anônimo
24/07/2024 13h08
O problema é que ela fez alteração em área comum, de uso conjunto. Então, mesmo pagando do próprio bolso ela não pode impor restrições desse tipo porque ela fez essa obra "no terreno dos outros" por assim dizer.

É como se eu construísse uma lixeira, com meu dinheiro, no terreno do meu vizinho, estabelecendo alguns requisitos, e após a construção simplesmente mudasse esses requisitos impedindo que ele usasse a lixeira. Aí.
24/07/2024 13h06
Justíssimo.

Se todos pagassem apenas e tão somente por aquilo que realmente usassem, o mundo seria muito melhor.

Eu não proibiria usar meu elevador mas cobraria uma taxa de 200 dólares por uso, só para deixarem de ser idiotas.
24/07/2024 13h44
O elevador é do condomínio, não é dela. Não importa se ela pagou ou não. Senão desistir desta postura, irá se ferrar na justiça.
elas respondem
24/07/2024 13h04
talvez, por ser o prédio uma área comum, ainda que ela tenha pago tudo, vocês consigam recorrer à justiça e solucionar isso. só verificando na lei para saber. fora que a pessoa sequer informou que tomaria esse tipo de atitude posteriormente.
anônima
24/07/2024 13h04
Não sou capaz de opinar
24/07/2024 13h05
Meio confuso isso aí, mas no meu entendimento está errado o que ela tá fazendo, pois mesmo que ela tenha tirado do bolso dela, o elevador é de uso comum de todos os moradores, independente dela ter pago tudo sozinha ou não. E outra, em algum momento anterior a instalação do elevador ela falou sobre essas restrições? Provavelmente não, então ela querendo ou não, o elevador é para o uso de todos