Muitos mundos de fantasia se passam num lugar semelhante a Europa ou ao Japão, mas isso não quer dizer que não existam outros continentes ou etnias, então ficar reclamando de botarem UM personagem negro é idiotice.
No universo de avatar por exemplo o MUNDO TODO é composto só pelo continente asiático, então seria meio nada a ver botarem uma pessoa negra ou uma branca, agora se for numa obra onde essa questão não é esclarecida acho um tanto quanto duvidoso ver alguém reclamando.
Pq normalmente nao fazem personagens negros, a maioria das vezes subistituem aqueles que foram brancos antes, é triste que eles tenham que se escorar nos brancos para ganhar visibilidade
É meio comum ver histórias em mundos fictícios só com personagens brancos e asiáticos, porque isso muitas vezes reflete o que a gente já está acostumado a ver na mídia. Mas quando uma história traz só personagens negros ou foca mais na diversidade, algumas pessoas acham que é “lacração” ou forçado. Na verdade, a ideia é mostrar mais variedade e fazer com que todos se sintam representados. O “forçado” geralmente vem de um choque com a mudança nas normas que estamos acostumados. A ideia é mais sobre tentar ser mais inclusivo e mostrar uma gama maior de experiências e identidades.
Não tem o menor problema em criar personagens femininos, negros ou a combinação dos dois como principal e etc..
O problema, e ai que entra a lacração, quando o negócio é visivelmente forçado, vou tentar dar umas ideias quando é possível ver a lacração no conteúdo:
1. Filmes que tradicionalmente eram passados com personagens masculinos e brancos, e de repente, são substituídos numa clara intensão de forçar o telespectador a achar aquilo "normal", sendo que ao fazer isso, perde identidade do produto inicial.
2. 70% do elenco é formado por pessoas de cor e mulheres, às vezes até em filmes de origem europeia, ou seja, claramente você vê uma forçação de barra, entende?
3. As narrativas sobre raça e machismo são presentes de forma clara e forçosa, muitas vezes, o próprio personagem repete frases chavões da militância. Deixando o conteúdo com um clima pesado e muitas vezes, chato.
O ultimo MAD MAX e Exterminador do Futuro são bons exemplos de lacração.