Concordo parcialmente.
Nenhuma criança merece passar fome, mesmo tendo pais irresponsáveis que preferiram transar sem camisinha em vez de construir um patrimônio de antemão. Ninguém merece ter pais irresponsáveis desde o berço.
Podemos fazer escolhas sensatas e termos uma vida melhor, sem dúvida, mas não é tão fácil, exige muitos sacrifícios, algo que o ser humano não é muito habituado a fazer.
Acredito sim que grandes sacrifícios podem trazer bons frutos na vida de uma pessoa, mas é claro que isso tem um limite também, não é como se ser um bom cidadão garantisse uma vida cheia de fartura e um casamento dos sonhos, depende também de outros quesitos que fogem do controle da pessoa. Uma pessoa miserável, nascendo num país miserável, com pais miseráveis, qual a chance de ela ter uma vida digna mesmo que ela merecesse a tal vida? Quase nula.
Portanto, eu acho que, parcialmente falando, temos a vida que merecemos, embora isso dependa também de certos fatores que fogem do nosso controle. Se pudéssemos ter o controle totalmente de nossas vidas e do nosso destino, dai sim eu concordaria plenamente, mas como isso não ocorre, logo não é viável.