não estou julgando a decisão pessoal de cada pessoa, mas sim porque vejo muitas mulheres sem esse desejo.
já tem jovens laqueando sem nem ter filhos ainda.
antigamente, parece que as mulheres queriam mais. ou pode ser só impressão minha mesmo, enfim…
o que pensam sobre isso? ainda vale a pena ter filhos?

elas perguntam
13 12
eles respondem
30/07/2024 13h02
Pq elas não querem ser só uma dona de casa e sim correr atrás do seu lugar no mercado de trabalho, cargos altos
30/07/2024 13h01
Estão se tornando inteligentes.
30/07/2024 13h12
Para não nascerem mais aninhas
30/07/2024 13h20
Acho q ainda tem muito mais gente fazendo muito filho do que quem não quer ter
30/07/2024 13h01
Dá muito trabalho e gastos.
30/07/2024 13h02
Muito trabalho e muito custo.
31/07/2024 03h46
Porque fica baranga
30/07/2024 14h03
Falta de tempo, querem dedicar à suas carreiras, não se acham aptas, não gostam de crianças, falta de dinheiro, acham que vai prejudicar a aparência, muitos motivos possíveis.
Melhor assim. Parir e não cuidar, é muito pior.
30/07/2024 13h08
Ainda bem.
30/07/2024 13h08
Sabem da existência da camisinha.
30/07/2024 13h17
Pq tem pessoas que odeiam crianças
30/07/2024 13h15
Geração fraca, não consegue nem cuidar de si mesmas quanto mais de uma criança. (Mesmo possuindo mais recursos do que nunca.
31/07/2024 03h31
Filho é problema
elas respondem
30/07/2024 13h07
É complicado.
30/07/2024 13h04
Ter filhos para criarem sozinhas…
30/07/2024 13h15
Dificuldade de conciliar a vida moderna da mulher com a maternidade. Na minha opinião se for pra ser mãe, tem que ser em tempo integral e 100% dedicada ao bebê, se for pra jogar em creche é melhor nem ter.

Sem falar no caos que está no mundo. Acho que a melhor coisa que eu posso fazer pelo meu filho é não colocá-lo nesse mundo louco.
30/07/2024 13h02
Tira a liberdade, a responsabilidade maior é sempre da mãe, a vida vira de cabeça para baixo. Eu não sei se eu teria, viu.
30/07/2024 13h11
Não é só as mulheres, os homens também.
As pessoas estão cada vez mais egoístas, na real.
Colocam a culpa no dinheiro, no tempo etc etc mas sabemos que é puro egoísmo, as pessoas querem tudo aquilo que é fácil, e a maternidade/paternidade é um ato de doar a si mesmo por outro ser, filho é um elo pra vida inteirinha.
anônima
30/07/2024 13h06
Antigamente havia pressão social para isso. Agora não, então muitas não querem.

E, olhando bem, muitas não tem nem aptidão para ser mães. Não têm capacidade de fazer os sacrifícios necessários.
anônima
31/07/2024 03h40
Pq homens não são confiáveis. Filhos é um projeto que precisa do homem e da mulher. Quem é a louca que vai acreditar nessa raça miserável? Ainda mais esses Br feio que dói e metidos a algumas coisa.
Tem mais é que não ter filhos mesmo.
Que bom que o homem que eu gosto é diferente.
Um lindo ele,adoro.
anônima
31/07/2024 03h46
Jornada dupla de trabalho, exaustão, fora que a maioria dos homens não ajuda, mas querem quebrar o resguarde, e outros fatores, ter filho não é sinônimo de felicidade e nem realização, oras, só respeitem a vontade de cada um.
anônima
30/07/2024 13h06
Beem muita coisa mudou de 30/40 anos pra cá!
Antes era mais cultural as mulheres terem filhos, as mulheres tinham seus primeiros filhos com 16/17 anos e logo saíam das casa dos pais pra criar os filhos delas.
Hoje em dia tudo é diferente, hj elas querem cursar faculdade, querem viver uma vida profissional, querem viver a vida delas de várias formas, querem um lugar no mercado profissional, querem ter profissões, etc...

Muitos fatores fzm as mulheres de hoje ñ quererem crianças. E eu sou uma que ñ quer! Ks
30/07/2024 14h51
Eu quero ter.
Olha as notícias,e o andamento da sociedade. Muitos desistem.E tbm,muitas querem "liberdade sexual" eterna.
30/07/2024 14h08
Pq precisa ter uma certa estabilidade financeira e emocional para ter filhos, e isso está cada vez mais raro de se encontrar
30/07/2024 14h58
E eu sou uma delas, na verdade estou dividida mas caindo mais para esse lado de não querer ter filhos.

Vamos lá... vi um comentário no tiktok dizendo que um filho nunca é do casal e sim somente da mulher principalmente quando essa se separa tendo que sustentar o filho sozinha e todas as broncas enquanto o genitor, só da uma merreca de pensão e some. Relacionamento hoje em dia não estão durando muito e o índice de divórcio só aumenta cada dia mais fazendo que elas tenham receio ou medo de entrar numa relação sem saber se terá futuro não tendo que aguentar as obrigações maternal sozinha sem ajuda. Fora uma questão que já foi falada aqui de que muitas mulheres estão focadas mais em suas carreiras e dando prioridade á isso deixando de lado o objetivo social de construir uma família, um pouco de egoísmo? Sim, talvez mas ainda sim, estou com elas. É como eu disse, uma mãe sempre será a principal responsável pelo filho vivendo em função dele enquanto o pai vive a vida de boa.