sobraram indigenas no Brasil depois do genocídio europeu?
31/07/2024 16h00
Tenho descendência dos dois e garanto que não tem como dizer que os indígenas sofrem mais, apesar de cada um enfrentar o seu.
31/07/2024 15h17
E claro que os afrodescendentes , os indígenas não sofrem tanto.

Quando vêem uma mulher afro com o cabelo crespo a chamam logo de cabelo de bom bril. Cabelo ruim , horrorosa se a pessoa for muito escura.
O homem tbm
31/07/2024 15h12
ambos sofrem preconceito, mas de formas distintas. o detalhe é que há mais negros, então o racismo é expresso com maior frequência.
anônima
01/08/2024 00h23
Eu ainda acho que gays sofrem mais
eles respondem
31/07/2024 15h12
Tá de brincadeira? Não preciso nem responder, se a pessoa escolher "indígena" ela tem o QI negativo
31/07/2024 15h58
O preconceito com o negro é mais enraizado e abrangente. Até pelo fato das comunidades indígenas serem mais isoladas e longe dos centros urbanos, das grandes cidades, e mais restrita à região norte do pais. Por exemplo, é mais provável que uma família branca do sudeste durante o império possuísse escravos negros, não índios. Provavelmente cagavam pros índios. Não havia tanto contato, é preciso certa convivência para desprezar.

Justamente por habitarem as cidades, as favelas, comunidades, que sua cultura e presença incomodava os véi racistas putaços porque perderam escravos. Vamos lembrar quem apenas 2 anos após o fim da escravidão, foi criada a Lei da Vadiagem. Quem fosse maior de 14 e fosse pego sem trabalho, com pandeiro, cavaco, com excesso de melanina, podia pegar porrada, 30 dias cadeia simplesmente por estar andando na rua. Adivinha quem mais andava à toa sem emprego pelas ruas? Com o fim da escravidão, o preto não foi no outro dia bater carteira e estudar. Muitos ficaram jogados, ainda servindo como, cof cof, empregados dos senhores, por simplesmente não ter pra onde ir. Muitos caíram na criminalidade. O que contribuía ainda mais pra imagem ruim que parte da população tinha deles.

Séculos de escravidão deixam raízes na sociedade, não vão sumir por decreto ou mágica. É um processo. Aí o resultado é isso, até hoje gente escrota falando e fazendo merda. E o pior, gente que nem é racista, mas acha mimimi ou faz pouco caso, ao invés de ficar revoltada com o racista. São tão merda quanto.

Também há os negros com a cabeça nas nuvens, os ricos que se distanciam da realidade da maioria dos outros negros. Aí surgem uns comédias como esse aqui, negro direitista descobrindo em 2024 que extrema-direita européia não o enxerga como branco só por ter dinheiro. Lindo:

31/07/2024 15h12
Hoje em dia?

Branco, hétero, e se for cristão então, putz kkkk

Negro e indígena tem um montão de benefícios e leis os protegendo.
31/07/2024 15h15
Sou índio, não vejo preconceito nenhum comigo.
31/07/2024 15h34
Afrodescendentes óbvio.
31/07/2024 15h34
Os negros sofrem mais preconceitos diariamente comparado aos indígenas.

Não houve segregação por parte dos indígenas, nem luta por igualdade.
Hoje com as políticas públicas, as pessoas negras têm ganhado cada vez mais espaço na sociedade mesmo que seja de maneira tímida.

Recomendo a leitura:
"O Avesso da Pele" do Jeferson Tenório.
31/07/2024 15h15
Como metade da pop é preta, acredito que seja um preconceito mais abrangente e universal, embora grau de dor não seja algo muito de comparação
01/08/2024 05h56
ah cala a boca
anônimo
01/08/2024 13h56
Eu