Na boa, maioria das vezes que fui ao médico homem foi mais atencioso e converso mais com homem, então, falei que prefiro homem e vai que isso seja encarado como absurdo. Outras especialidades médicas não tenho preferência.
Acredito que homem deva procurar um psicólogo homem e mulher uma psicóloga mulher. Não é preconceito, mas o fato de você se sentir mais a vontade de se abrir, e ter mais possibilidade de ser bem compreendido.
Também, toda vez que vou em médica sou tratado de forma ruim ou não tem conhecimento aprofundado, atualmente vou apenas em uma médica, o resto é tudo médico.
Nao, pelo contrário, eu conheço muitas colegas que procuram uma psicóloga NEGRA e eu acredito que isso seja muito bom. Você tem a capacidade de ser ouvida e ouvir alguém que pode ter vivências e saberes técnicos mais próximos do que você necessita, mas essa escolha é com você, são suas questões, não acho condenável. Só acharia condenável se você julgasse de menor capacidade a profissional por ela ser mulher, por exemplo, e isso certamente acontece na sociedade por causa de machismos.
Recomendo demais um filme sobre esse assunto chama: "Praça Paris" conta a história de uma psicóloga branca e portuguesa e uma paciente negra brasileira.
Eu tenho críticas infindáveis sobre o filme, poderia ter sido de várias formas diferentes, mas acho que essa obra de arte ilustra muito bem meu argumento.
Claro que não, oxe! Cada um com suas escolhas e quem inventou esse negócio chato de que "tudo é preconceito" foi os lacradores. Não tem nada demais e anormal você escolher com quem quer se consultar.
Não é questão de preconceito, mas acho que psicólogo homem é muito mais eficiente que mulher, que só enrola por anos, não entende nada de psicologia, e não resolve nada. Tive a sorte de encontrar um psicólogo homem que de primeira já me ajudou demais.