Faz alguns anos que minha avó enfrenta muitos problemas de saúde, mas, por agora, está pior.
Minha mãe acabou de chegar em casa do trabalho me falando que o resultado dos exames que ela estava fazendo, deu que as plaquetas estão baixas, ou seja, leucemia.
Só consigo pensar no pior. Ainda não tô pronta para isso, não quero perder ninguém

elas perguntam
12 9
eles respondem
07/08/2024 10h44
Perdi minha mãe há pouco tempo e não superei.
Apenas vou vivendo com as lembranças dela. Faz parte da vida.
anônimo
07/08/2024 10h44
Perdi e vou perder mais.
Tento só viver a vida. É importante buscar apoio de amigos e família. A morte chega para todos, é o ciclo natural da vida. Não há nada que cure mais do que o tempo.

O importante é que saibamos o quão importante essa pessoa foi para nós, e o quanto essa viajem é inevitável. É da morte que surge mais vida.

Escrever sobre essa pessoa e sobre seus sentimentos pode ser interessante. Quando perdi alguns entes, escrevi sobre eles e o que senti, até fazendo desenhos para representar várias coisas.

Fique ao lado da sua avó, porque não terá presente melhor para ela. Lembre-se que há tratamento para essas coisas, e que tudo no futuro é incerto. Pode dar tudo errado, mas pode dar tudo certo. O jeito é deixar com o tempo.
07/08/2024 10h57
Dê a ela todo o carinho que puder sabendo que pode ser a última vez. Fazendo isso, logo você (e ela) aceitam as coisas como elas são e a perda fica um pouco mais palatável do que se você tentar fugir da realidade. E é muito mais fácil aceitar enquanto você ainda puder conviver com ela e expressar sua gratidão por ela em forma de ações, por isso, aproveite. Esse amor vai ser um pequeno conforto no meio do luto.
07/08/2024 10h58
E difícil, mas só o tempo, e buscar ser forte!!
Força aí minha querida
07/08/2024 11h04
Um tio. Eu acho que a palavra não é superar, mas sim acostumar com a ausência. Só o tempo mesmo.
07/08/2024 10h53
Apenas o tempo pode curar, perdi meu pai em maio e se eu ficar lembrando muito fico mal.
anônimo
07/08/2024 12h36
Perdi minha avó e avô.
07/08/2024 11h05
Sim, meus antepassados da época do descobrimento do Brasil estão todos mortos já.
07/08/2024 12h32
Todos os avós, dois tios, uma tia, um primo e recentemente meu pai.
O primeiro, que foi meu avô materno, foi o mais sofrido, mas aos poucos, depois de ver tanta gente ir, fui aceitando o fato de que ninguém dura pra sempre.
A vida aqui é apenas um ciclo, aceitar esse ciclo me faz sofrer menos.
07/08/2024 12h23
Já sim, é complicado dizer. n senti mt coisa, só vazio
07/08/2024 11h12
Minha vó morreu faz um ano já. Eu levava ela nas quimio, a gente era bem próximo. Mas, quando ela morreu, eu não chorei, nem fiquei abalado.

Sabe como é, né? Cada um lida com o luto de um jeito. Tem gente que chora, fica desesperado, outros não sentem nada, não sinto tristeza, mas sinto saudade.
elas respondem
anônima
07/08/2024 10h49
Perdi meu pai aos 10 anos de idade, pois a doença dele já estava avançada. Vou dizer no início não foi fácil superar, demorou bastante tempo mas também foi um inferno por conta do meu padrasto(mas isso é história do passado).
Respeitei o meu tempo de luto e sim superei, mas ficou apenas saudades. E guardo as memórias vivas em minhas lembranças, ñ me arrependo de nada pois dei valor em vida mesmo quando eu era uma criança na época.
Sempre vou amar meu pai e as lembranças dele é uma pedra preciosa para mim!♡
07/08/2024 10h43
Sim. Não tem o que fazer, só continuar vivendo mesmo.
07/08/2024 10h49
Quando perdi minha vó foi muito triste também. Eu tinha uma relação um pouco conturbada com ela pois ambas tínhamos uma personalidade forte, muito teimosas. Nunca desrespeitei ela de gritar nem nada disso, mas ficava contrariando ela, sabe. Enfim, ela teve câncer, e alguns meses antes de falecer teve um AVC que a fez perder a fala. Eu passei esses meses todos com vontade de conversar com ela e pedir perdão pelos desentendimentos que tivemos e dizer que a amava muito, mas eu sempre tive problemas para me abrir, me mostrar frágil. Não fiz isso. Ela acabou falecendo e então toda uma culpa caiu sobre mim, por todas as vezes que senti que não fui uma boa neta e por não ter conseguido falar com ela mesmo ela estando naquela situação. Então o que eu te aconselho é que nesse tempo que você ainda tem com ela (que espero que seja o máximo possível e que ela não sofra), é que você sempre deixe claro o quanto a ama, o quanto é grata por ter ela como sua vó. Tenho certeza que ela já sabe disso, mas quando o dia chegar você vai estar bem mais leve e tranquila por sentir que não deixou de dizer nada a ela.
07/08/2024 10h55
Quando eu era criança eu perdi meu avô e confesso que eu nem liguei, acho que é porque eu não convivia muito com ele
07/08/2024 11h02
Já faz um tempo que perdi a minha madrinha e a minha avó, até hoje não superei e acredito que nunca e ninguém supera a perda de ente querido, a gente só aceita com dor no coração.
anônima
07/08/2024 12h23
Ninguém nunca está pronto para perder um ente querido. Mas a gente aprende a conviver com a dor.
anônima
07/08/2024 12h20
Superar o que? A morte é uma disputa?
Todos morreremos mais cedo ou mais tarde se você tiver aproveitado bem a presença do seu familiar que bom senão vai ficar lamentando e é o que resta.
Tenha mais tempo com sua família e não vai ficar nessa de superar. Não há nada que se superar
Melhoras para sua avó no que for necessário e que ela não fique nesse mundo sofrendo.
anônima
07/08/2024 11h18
Sim, eu chorei, me entristeci, me revoltei mas continuei vivendo. É difícil saber que aquela pessoa não está mais ali e que vc não pode mais ver ele nem ouvir sua voz! Enfim... é difícil ter que lidar com a ausência, é uma dor que só o tempo vai amenizar.
07/08/2024 10h59
Sim. A dor é imensurável e não se supera, apenas se convive, prq vai amenizando com o tempo.
Mas a saudade sempre vai existir, as lembranças não deixam esquecer...
No meu caso não tive muita convivência e já foi difícil, imagina uma pessoa que você partilhou experiências, momentos, de repente não estar mais ali! É um vazio enorme!.
Mas essa é a lei da vida, nascer, crescer, ee morrer!
Pense para o lado positivo.por exemplo, ela teve chance de ter esse ciclo maravilhoso, a certeza disso é a família que ela formou.