eles respondem
Tá em segundo hihihi. China acabou de passar. Pelo menos por enquanto.
Investimento né. Maluco joga basquete já tá com bolsa garantida e um contrato milionario encaminhado encaminhado com algum time. Tem que entender que esporte é uma indústria bilionária. Atletas de alto nível tornam um esporte mais atrativo. Vendem produtos. Camisa da Adidas, meia da puma. Daí entra patrocínio, popularização mundo afora. O que a Nike vendeu de Air Jordan graças ao Michael é brincadeira.
Também há o domínio cultural. Veja o tanto de brasileiro fã de NBA e NFL nos últimos anos. De forma parecida, La Liga sofreu queda de mais de 50% da audiência fora da Espanha com as perdas de CR7 e Messi de lá.
Investir em atleta e esportes é movimentar bilhões.
Também há a questão política. Na Guerra Fria EUA e União soviética batiam de frente para provar ao mundo qual sistema gerava os melhores esportistas. Passa da questão esportiva e vira geopolítica. De forma parecida tá o embate com a China agora.
Tanto que mais de 30 anos desde o seu fim, União soviética ainda está no segundo lugar do ranking de medalhas.
Tem mais de um motivo: (1)Pq eles são a maior potência econômica do mundo junto com a China, como vc pode ver os dois estão no topo. Motivo? Quando o país já está bem desenvolvido sobra dinheiro pra investir em esportes. (2)Outro motivo é o tamanho e diversidade populacional dos EUA e China. É muito mais fácil desenvolver e ter um campeão em um país com a populçao do tamanho deles. Isso acontece pq com uma maior quantidade de pessoas aumenta a competitividade interna do país, o que faz os atletas terem que ser mais competitivos e irem além do limite. (3) O incentivo de esporte nos EUA é gigantesco no nível que a) tem campeonatos com prêmios bem pagos para universitários b) você ser bom em um esporte é porta de entrada pra uma universidade e bolsa de estudos c) os caras transformam tudo em negócio. Só pra vc ter noção, lançaram um jogo de videogame de futebol americano só da liga universitária. O jogo custa 60 dólares ou 350 reais.
Obs: todo esse investimento só incentiva pessoas a arriscarem carreiras no esporte mais e mais. Fazer isso em certos países é muito arriscado, valendo mais a pena trabalhar com algo diferente, fazendo que as pessoas que seriam uma estrela no esporte desistam antes de chegarem no ápice das suas habilidades.
Pra não perder pra união soviética, depois pra não perder pra China.
Porque é tudo encenação. As olimpíadas são produções de Hollywood, e os EUA sempre ganham.
porqie amam esportes muito mais do que a gente..... eu vejo isso
Na verdade, no momento estão em segundo lugar atrás da China (28 medalhas de ouro contra 27 deles). Contudo, os EUA são bons em esportes, pois eles investem bastante e buscam conciliar os esportes com estudos.
Uma das formas que eles usam pra fazer essa conciliação é dando bolsas em universidades para pessoas boas em esportes. Como faculdade nos EUA são caras (a título de exemplo, pra fazer Direito em Harvard a mensalidade é de cerca de 23 mil reais ou 4800 dólares) e as escolas públicas são gratuitas e de boa qualidade (mas mesmo as faculdades públicas lá são pagas), muitos pais optam por colocar o filho em algum esporte, nem tanto com a esperança de que ele vire um atleta de ponta, mas com a maior esperança de que ele possa se destacar e conseguir uma bolsa na universidade.
"Me da medalha ou jogo bomba no seu país"
Investimento, nível de qualidade técnica entre os atletas e muitas outras coisas..
O fato de não precisar trabalhar e focar em uma coisa só desde sempre já colocam eles na frente
Tem um pouco de culpa a guerra fria, disputa política e etc. Outra, a China está claramente concorrendo ao TOP1 e aí é onde eles conseguem mostrar a diferença entre países.
Investimento na base, enorme infraestrutura de treinamentos etc.
Investimento e planejamento absurdo nos esportes/educação (os dois são muito alinhados). Não existe isso de profissionalizar o adolescente e ele ter que abandonar os estudos pra fazer o esporte dele. Eles jogam pra disputar por vagas de bolsa nas melhores escolas/faculdades. Além disso o investimento não é regionalizado como no Brasil (que é concentrado na região do Sudeste e abandonado nas demais), tu pode ir numa cidade de 20 mil hab e tu vai encontrar uma estrutura completa pra praticar o esporte que quiser. No basquete, por exemplo, você é obrigado a passar pelo menos por 1 ano na faculdade antes de profissionalizar. Um trabalho organizado desses feito há décadas em TODOS esportes (feminino e masculino) te dão essa predominância que tu ve em todas olimpíadas. Esporte está enraizado na cultura deles. Fale mal dos Eua o quanto quiser mas eles são os melhores nisso.
Tamanho geográfico e muito dinheiro.
Altíssimo incentivo e investimento nos esportes desde a infância até as universidades.
O esporte é tratado como negócio, as empresas privadas patrocinam sem medo usando o marketing nas universidades e a realização de diversos torneios de todos esses esportes.
Coisas do capitalismo malvadão...
Eles estão disputando o primeiro lugar com a China.
Mas assim, muita gente, muita diversidade e muito investimento, não tem erro
Não importa, não te interessa.
elas respondem
Eles incentivam muito a prática de esportes desde criança até a faculdade.
Existem alunos que ingressam na universidade por causa do bom desempenho nos esportes, eu acho isso incrível...
a China é q está. mas basicamente: muito investimento em esporte.
Sãp praticamente uma fábrica de atletas.
Têm alto investimento em esportes e existe incentivo desde cedo.
A cultura do esporte lá é muito forte.
Estados unidos tem tudo quanto é esporte, principalmente nas escolas