tenho 19 anos, moro com meus pais, eu ajudo mas tarefas e vou fazer enem. Meus pais tiveram infância bem rígida, são nordestinos sabe? eu sou do rj. Faço almoço, limpo a casa todo dia, a janta do meu pai, arrumo o meu quarto e o da minha mãe, o guarda roupa dela, lavo roupa, às vezes banheiro e quintal tmb, tal. Hj por exemplo eu lavei o quintal, lavei o banheiro e limpei a casa.Enfim, eu sei q é um privilégio eu ter pais q me ajudam com tudo, e eu quero estudar melhorar em matemática e compreender o enem como vai ser meu primeiro enem e se eu não passar de primeira tô com medo de não passar de primeira e ter q ficar com meus pais eu tenho muito medo de ficar na faculdade, com eles fazendo as coisas e trabalhando para cuidar da casa e tal e eu estudando quando arrumo tempo já q sou ocupada com as tarefas tmb. Eu tenho medo de quando for fazer faculdade e for morar sozinha meus pais precisem limpar a casa e fazer as coisas e também tenho medo de falhar, decidi superar a depressão e começar a estudar para o enem. Apesar de sempre ver conteúdos que falam que caem, me inscrevi num on-line cursinho também sabe? mas não é ao vivo, as aulas já gravadas. Minha família está ficando tranquila graças à Deus mas já foi muito complicado. Acham que tô sendo infantil em pensar assim? ou idiota? ter esse medo?

elas perguntam
1 1
eles respondem
elas respondem
eye
10/08/2024 02h35
É muito comum sentir culpa, principalmente se sua família for de baixa renda. No momento, foque em aprender, por mais que você não consiga passar no Enem este ano, não será um esforço jogado fora, porque estudar te dá margens para muitas coisas futuramente. Boa sorte!