Eu quero colocar a casa no meu nome, mas não tenho documento do terreno , será q só o contrato de compra e venda serve p dizer q a casa tá no meu nome?

elas perguntam
4 2
eles respondem
13/08/2024 11h46
A casa só estará no seu nome quando você pagar as "pessoas certas" e não me refiro ao antigo dono do imóvel de quem você efetivamente comprou.
Isso é o que deveria valer como legitimidade do negócio e não ter que pagar terceiros alheios de máfias cartorais.

Quer um conselho? Deixe como está e apenas espere os anos passarem. Basta pagar o IPTU em dia e guardar direitinho os comprovantes. Assim, você pode fazer aquela sonegação marota e, após 5 anos de posse do imóvel, o custo para alguém tomar de você torna-se inviável.
13/08/2024 10h58
O contrato é apenas um acordo, assim que os termos do acordo forem concretizados, (geralmente isso só envolve o pagamento) você pode levar a documentação no cartório de registro de imóveis e fazer a escritura da casa no seu nome.
13/08/2024 11h41
Não. Mas serve para comprovar que negociou o imóvel. Para estar em seu nome, tem que transferir a escritura para o seu nome e averbar em cartório de imóveis.

Se não tem escritura, não é seu.
elas respondem
13/08/2024 10h56
Serve pra dizer que você comprou, mas ainda não é sua.
anônima
13/08/2024 19h04
O contrato de compra e venda serve para tornar público o acordo que voce quer comprar a casa, mas não é obrigatório.
Depois da compra, tem a Escritura pública que vai validar esse acordo. E somente depois que voce fez esse trâmite, que voce vai em cartório registrar a matrícula do imóvel. Somente com a matrícula é que voce pode assegurar que o imóvel é realmente seu