A favor, bandido bom é bandido morto, talkei
votei em A favor
13/08/2024 23h46
Votei errado, sou a favor, isso se tiverem certeza quem é o culpado.
votei em Contra
13/08/2024 23h52
Passei a faculdade de direito dizendo que era contra a pena de morte, até ter acesso a processos que visavam apurar a conduta de estupradores e pedófilos.
Hj eu não tenho uma resposta. Mas sei que toda vez que estou a favor da pena de morte, estou com raiva. Ou seja, emoção influenciando no pensamento. E quando estou contra, estou sendo técnica e, quem sabe, iludida pela teoria do nosso sistema penal.
A pena de morte não combateria o crime, pq qnd uma pessoa mata/estupra/abusa crianças/ou qualquer crime nojento ou hediondo, ela não está preocupada com as consequências.
O combate ao crime está na prevenção a ele e penas são medidas punitivas, e não dissuasórias.
Mas que dá vontade de fazer justiça na base do olho por olho e dente por dente, dá. Então, hj, não tenho resposta.
13/08/2024 23h44
Contra a pena de morte. Sou sempre a favor da vida humana.
votei em Contra
14/08/2024 00h25
por motivos óbvios
votei em Contra
13/08/2024 23h57
Depende do crime
anônima
14/08/2024 10h19
Para determinados crimes sou a favor, estupro, infanticídio, determinados números de assassinatos, e inclusive o histórico criminal do individuo.
anônima
14/08/2024 10h24
Era o correto.
votei em A favor
14/08/2024 15h01
Tem criminosos que são irrecuperáveis.
votei em A favor
anônima
14/08/2024 17h20
Lógico
votei em A favor
eles respondem
14/08/2024 10h16
Naturalmente, o estado não deve ter o poder de executar pessoas, pelo simples fato de que os erros são grotescos e muito frequentes.

Em se tratando de Brasil, é ainda pior. Imagine um Alexandre de Morais, dos STF da vida, julgando e aplicando uma sentença de morte da mesma forma que faz com opositores políticos a este desgoverno, ainda mais depois da bomba que explodiu ontem (que na verdade, todo mundo já sabia)...

Para certos criminosos hediondos, a execução é um prêmio, embora eu seja a favor da pena de morte apenas para casos muito pontuais e específicos.
votei em Contra
14/08/2024 00h24
Já fui a favor, mas hoje sou contra.

Como eu disse na resposta sobre aborto, sou contra assassinatos, e mesmo que a pessoa seja criminosa, não podemos relativizar um assassinato, mesmo que por parte do estado. Além disso, temos que levar em conta que o estado pode cometer erros, e entregar o poder de execução na mão do estado é muito perigoso.

No caso da prisão perpétua, no entanto, eu seria a favor, desde que essa possibilidade fosse exclusiva somente para crimes hediondos como assassinatos, latrocínios, estupros e etc...
votei em Contra
anônimo
13/08/2024 23h44
Essa eu não sei, já fui contra por matar alguns inocentes as vezes, mas tem tantos bandidos maléficos que merecem que acho que até seria melhor se tivesse
anônimo
14/08/2024 19h27
Paredão para todo direitista
votei em A favor
14/08/2024 14h47
A favor em casos como estupro, crimes passionais ou latrocínios
votei em A favor
14/08/2024 14h48
Com certeza.
votei em A favor
anônimo
14/08/2024 15h04
Só acho que o processo tem que ser muito rígido. Tem muito inocente preso. Sou um bom rapaz, mas já fui preso e me surpreendi muito com o que vi lá dentro. Pena de morte ia transitar entre o status de efêmera e cruel.
votei em A favor
anônimo
14/08/2024 16h23
Em alguns casos, a favor.
votei em A favor
14/08/2024 16h57
Foda que muitos que são a favor, ainda se dizem cristãos, seriam no passado os que crucificaram e cuspiram em jesus e os que escolheram Barrabás.

Entendo a revolta contra o sistema e a sociedade como ela se configura, mas basicamente isso aí só funcionaria para aqueles casos que se tem muito apelo midiático e para matar pobre e preto. Os ricos e privilegiados sempre entendem e arrumam um jeito de achar brechas dentro da lei. E por princípios eu acredito na mudança e na educação, meus valores são esses, mesmo que eu quebre a cara constantemente, minha fé na humanidade depende disso, diria até que isso é minha religião, sou crente na esperança do ser humano mudar e se reeducar.

Tem um texto incrível de um criminalista chamado "Cardápio da Morte" do Nilo Batista, recomendo essa leitura. A galera que defende tem um pensamento raso e simplista, "é só matar" achando que resolveria todos os problemas.

Eu sinceramente, acho que seria infinitamente mais eficaz para mudança que a pena de morte, como alegam alguns aqui para crimes como pedofilia, estupro, infanticídio e esses que causam mais rebuliço no senso de humanidade, não fosse por esses e sim, por crimes contra o estado, como roubo e corrupção do dinheiro, verba e patrimônio público.

Em teoria, isso seria muito mais impactante na estrutura do país do que executar a base de tortura, forca e guilhotina em praça pública o Maníaco do Parque.

Mas enfim, não defenderia pena de morte, essas idéias quando são legalizadas acabam sendo usadas para o mal pelos poderosos e flagelam a população pobre e mal instruída, sem contar em perseguição política.

Quem já viu Death Note? Eu vejo como uma grande metáfora de como o poder midiático pode ser assassino de pessoas, só usam a imagem do Kira como ferramenta para tal.
votei em Contra
14/08/2024 17h06
Não sei, acho que é melhor prisão perpétua do que pena de morte, pq matando a pessoa, vc só vai acabar com o sofrimento dela e ela tem que pensar no que fez apodrecendo e sofrendo na cadeia. E outra, tem muito risco de pegarem alguém inocente e matarem a pessoa injustamente (e ainda mais no brasil onde quase todo mundo quer "levar vantagem") sem as devidas provas de que ela de fato cometeu tais atrocidades.
14/08/2024 17h18
A pena de morte não combateria o crime. O estado NUNCA deve ter poder para executar alguém, principalmente o estado brasileiro! Tem gente inocente sendo presa e gente criminosa andando pelas ruas como se não fosse nada.
votei em Contra