Eu moro em outro país e estou indo ao Brasil por necessidade, pois minha vó está muito doente e vou ajudar minha mãe a cuidar dela. A grande questão é que, por ser meu país de origem, quero visitar alguns parentes, amigos e ir a alguns lugares. Tenho uma amiga que gosto muito e gostaria de sair com ela, mas o grande problema é que as pessoas acham que só porque a gente mora fora, tem dinheiro. A verdade é que estou desempregada e fiz um empréstimo alto para fazer essa viagem. Mesmo ela sabendo da minha situação, parece não acreditar ou finge que não acredita para se aproveitar.

Eu gostaria de dicas de como ser educada e indireta, mas fazer ela entender que, se sairmos juntas, eu não vou pagar a parte dela e bancar toda a saída. Valorizo muito a companhia dela, mas realmente não tenho condições para isso. Não quero ser rude ou passar a impressão de mesquinha. Como posso fazer convites que deixem claro a responsabilidade de cada uma?

Obs: Ela trabalha e não ajuda financeiramente em casa, mas sempre diz que está sem dinheiro e já me pediu dinheiro emprestado algumas vezes.

elas perguntam
4 4
eles respondem
anônimo
14/08/2024 17h58
Que tipo de amizade seria essa se ela fingisse não entender para usufruir dos seus bens ou se ela, pior ainda, a usasse apenas para diminuir o encargo das contas, não é, OP?

Fale de forma desapegada e natural, de forma indireta, sobre sua situação financeira. Demonstre seriedade no que fala e crie um contexto para citar esse aspecto. Tipo: "é, as coisas estão bem complicadas. Acredita que ontem nem consegui pagar tal conta? Hoje mesmo nem vai dar para eu pagar nada para mim...". Se mesmo assim ela fingir demência, não tem o que falar: seja direta. Diga algo como "hoje não dá para bancar, as coisas estão difíceis". Se ela é sua amiga, compreenderá, e se o que ela realmente quer é sair com você, não se importará com suas dificuldades em bancar nada.
14/08/2024 18h44
Certeza que a amiga não é só você?
14/08/2024 19h30
Como diz o Leandro Karnal, não se explique muito. Seus amigos não precisam, seus inimigos não merecem.
Simples mente diga. Se entendeu, ótimo. Se não entendeu, não era sua amiga. Ótimo também, que fique longe de você.
elas respondem
14/08/2024 17h57
Complicado isso aí
Eu nem ia, na cara de pau, amizade assim eu nem quero por perto
14/08/2024 17h46
Simplesmente diga que você está desempregada e com dívidas, oras bolas.
14/08/2024 17h53
E vc tem que explicar pra ela que ela tem que arcar com a parte dela?

Meu Deus! As pessoa andam tão sem noção assim?
14/08/2024 19h32
Seja DIRETA e mande a real.
Se ela não gostar, paciência. Você não vai estar perdendo nada.