Acho que você é bem novo ainda.
Amor não dá como gripe, nem aparece dos céus do nada, "amor a primeira vista" é uma puta mentira bem contada, as pessoas se apaixonam, há uma grande diferença aí.
Amor se constrói com respeito e tempo e ele fica ainda mais forte quando a paixão inicial de um relacionamento passa. Se não fortalece, na minha opinião, nem nunca existiu. Eu sou casado a 12 anos, só comecei a amar minha mulher depois de uns 2-3 anos de relação e hoje nosso amor está mais forte como nunca antes.
Amor se constrói na adversidade, nas dificuldades e problemas, há muita gente aí que não sabe amar, só fica apaixonadinho constrói relações líquidas, nas primeiras adversidades troca de "namorado(a)", tá muito difícil abandona. É subtração, amor não soma, ele é feito na base da perda de si, é abdicar das suas questões, subtrair do seu ego e dos seus desejos por outra pessoa, é sacrifício, é entender o outro e abraçar sua dor e angústia e aceitar essa pessoa.
Eu vejo a coisa por aí... Muita gente imatura apaixonada em contos de fadas, filmes de Hollywood e príncipes encantados que não sabem amar.