É possível ser cristã em partes e ser agnóstica em partes. Exemplo; Concordar em partes com o cristianismo, acreditar em algumas coisas sim e outras não. E ser agnóstica com relação a outras coisas como não acreditar e nem desacreditar no diabo, em anjos, demônios etc?
Sendo assim cristã em partes e agnóstica partes.

elas perguntam
10 5
eles respondem
18/08/2024 10h46
Eu ainda me considero cristão. Mas muita coisa já deixei pra trás.
O Cristianismo é lindo, quando focado realmente nos 4 evangelhos do mestre, e no principal mandamento dele "Amai uns aos outros como eu vos amei"
Mas quando parte pra prática posterior ai cagaram tudo. Foi invenção que não acaba mais.
Até o nascimento e a morte do cara é misticismo puro.

Uma obra interessante pra ler é "A relíquia" de Eça de Queiroz. A leitura é chata, mas traz uma visão bem singular do que o Cristianismo fez com a galera
18/08/2024 10h39
Isso seria ser uma cristã crítica. Nada mais lúcido que um cristão que se questiona sem seguir cegamente o que lê ou ouve. Cristãos são feito de piadas por justamente não se questionar, por medo do inferno ou por pura ignorância. Questione tudo, até a sua fé. Se mesmo depois de questionada ela continuar, então continue com ela. Mas nunca pare de questionar. Eu não sou religioso, e nem gosto muito deles, mas um cristão que consegue indagar a própria crença, é um cristão lúcido. Mas lembre de uma coisa, a fé não tem lógica, então se contente só com a primeira página. Pois se questionar de mais sobre a fé, te leva a desacreditar na mesma.
18/08/2024 10h42
É praticamente impossível ser 100% cristão, mas quem demonstra um tiquinho de dúvida de qualquer parte da crença é considerado um herege.
Então a maioria das pessoas apenas engole tudo e finge que crê até naquele 1% que eles tem um pingo atrás da orelha.
18/08/2024 13h18
Eu acho incoerência demais
18/08/2024 13h27
Não tá pra servir dois amos ou é cristão ou não é
18/08/2024 11h33
Vc descreveu o cristão self-service, o que só se apega às partes que gostou e ignora o resto, não se preocupe, praticamente todos os cristãos são assim. Tipo gente homofóbica que fala que é homofóbico pq a bíblia diz que deus não gosta mas vive traindo a esposa e "esquece" que na bíblia esse deus tbm não gosta disso, faz sexo casual e por aí vai.

Enfim, no meu caso sou ateu. Talvez seja melhor vc conversar com padres ou pastores, embora, obviamente eles vão dizer que vc tem que acreditar em cada palavra da bíblia, cresci em igrejas, acompanhei estudos bíblicos em diversas igrejas e situações, sei como eles são e é óbvio que eles vão dizer isso, afinal não dá pra acreditar em um deus pela metade.

Se vc não acredita em elgo sobre esse deus vc está mais próxima do ateísmo do que possa imaginar, ou de pelo menos trocar de religião.
18/08/2024 18h22
Isso não faz nem sentido, ou é agnóstica, ou não é. Você provavelmente é agnóstica, mas acha bacana e concorda com alguns valores cristãos.
elas respondem
anônima
18/08/2024 10h17
Eu acho incoerência demais.
18/08/2024 10h33
A fé pode e deve ser racional, mas se você tem um pé no agnosticismo não pode se considerar cristã.
Não existe meio termo.
18/08/2024 10h44
"Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te." (Apocalipse:3, 15-16)
anônima
18/08/2024 12h10
Isso é a bobagem de ser progressista.
Ser crente é sim sim ou não não.
Vc aceita o pacote completo e vive na ignorância ou toma vergonha na cara e aceita que nada presta.
anônima
18/08/2024 10h19
Eu acho incoerência demais.²