Acho que sim. Conheci trabalhei no metrô de São Paulo, e tinha uns velhos lá de 30, 40 anos de trampo. Eles disseram que era só ser indicado que tava contratado
18/08/2024 20h32
Nem todos os cargos eram assim.
18/08/2024 20h33
Não sei, eu não tava vivo.
18/08/2024 22h02
É mentira. Para responder a sua pergunta, primeiro a gente precisa analisar a CF de 1967, que foi a última que vigorava no Brasil antes da CF vigente. Pois bem, na CF de 1967, no que diz respeito a servidores públicos, afirma que servidores eram contratados por concurso público. Veja no Art 106, parágrafo 1º.

§ 1º - Os Tribunais federais e estaduais, assim como o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, as Assembléias Legislativas Estaduais e as Câmaras Municipais somente poderão admitir servidores, mediante concurso público de provas, ou provas e títulos, após a criação dos cargos respectivos, através de lei ou resolução aprovadas pela maioria absoluta dos membros das Casas legislativas competentes

Logo, a antiga CF de 1967 também exigia concurso público para servidores que quisessem trabalhar nos tribunais federais e estaduais, ou em órgãos públicos da política a nível federal, estadual e municipal.

Fonte: CF de 1967
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao67.htm
19/08/2024 00h44
Hoje em dia nem existe mais só entrevista também, tem tudo uma seleção kkkk

Até para entrar em supermercados da minha cidade tu tem que fazer uma provinha escrita kkk

Lembro lá atrás quando eu trabalhei de call center, tive que fazer uma redação, um teste de digitação e outro teste de audição pra ver se eu tinha a mínima habilidade pra digitar e, assim, cumprir minha função.

Isso é quase um "concursinho". Hoje os processos seletivos não são mais como antigamente que bastasse você fazer uma entrevista de 10minutos para descobrir se você iria ser contratado ou não.
19/08/2024 00h45
Nooooossa.
19/08/2024 23h41
Não. Já existia concurso público antes de 1988
elas respondem
anônima
18/08/2024 20h43
Acho que sim.
19/08/2024 00h46
Não faço ideia.
anônima
20/08/2024 02h34
Interessante