Se uma aluna de uma faculdade de arquitetura está fazendo a matéria de projeto de edifícios, na qual deve aprender a legislação urbana e técnica para prédios, e projetar um prédio alto, com orçamento livre.

E então a aluna dá asas à criatividade, e decide projetar um hotel de extremo luxo como nunca existiu, e ela projeta um prédio de uns 40 andares (dentro da legislação), com AS ESTRUTURAS METÁLICAS TODAS EM OURO. ELA PROJETA O PRÉDIO TODO COM MUITO OURO APARENTE E INTERNO, ESTRUTURAS DE OURO, ESQUADRIAS DE OURO, MÓVEIS DE OURO.

Na sua opinião, a aluna deveria ser elogiada por inovar e fazer um projeto assim, jamais feito antes? Ou acham que ela deveria ser criticada por ter exagerado no luxo, mesmo se tratando de um projeto que não vai ser construído?

elas perguntam
3 4
eles respondem
22/08/2024 21h58
Criticada, ela será certamente.

Se os parâmetros forem livres dentro do exercício de projeto ela poderia propor isso. Mas as matérias como são ensinadas são em formato de ateliê majoritariamente. O projeto em si seria desenvolvido em conjunto com a aula do período. Normalmente são 3 avaliações ao longo de 4-6 meses, então a sofreria críticas constantes certamente do início até o fim. As faculdades de arquitetura não tem essas viagens de alto luxo de ostentação, mas se for alto luxo de valor tecnológico, certamente você poderia usar em um exercício de projeto. O professor vai te cobrar o entendimento da tal tecnologia, ele vai aprender contigo no processo. Nas aulas o professor normalmente acompanha o andamento de todos os alunos ou grupos, há discussões e defesas.

Em certos períodos há bancas integradas de várias materias. E um formato mais formal de avaliação. Ai tem um especialista em casa zona, por exemplo, um paisagista, um arquiteto de estruturas, um de projeto para determinada arquitetura, tipo habitação, comercial, pública, por aí vai...

Então tipo, para enfrentar arquitetos formados que irão problematizar as questões você tem que ser muito genial e ter muito culhão para sustentar seu projeto com argumentos.

Ou ela seria tirada de piada ou ela teria que ser muito braba para sustentar o projeto ostentação de dinheiro infinito.

@Jandira (⁠ ⁠ꈍ⁠ᴗ⁠ꈍ⁠) adoro suas ideias de perguntas, de onde você tira tudo isso?
22/08/2024 22h00
Ah, convenhamos... é uma ideia um tanto infanto juvenil. Mas eu não a criticaria. Só diria: " é isso aí.
elas respondem
22/08/2024 21h43
muito grande jandira, não li
22/08/2024 21h45
Não sei, estou com preguiça de ler.
22/08/2024 21h48
Parei no acham