Imagine que uma pessoa jovem e bonita se formou com uns 23 anos, e fez logo depois o mestrado, no prazo mais rápido que conseguiu. E coincidentemente, logo após formar, abriu o concurso para professor substituto (que nesse caso, não exige doutorado). E então essa pessoa, com o mestrado, fez o concurso e passou, então virando prof. Da universidade com 25 anos.

Acham que uma pessoa tão jovem (e ainda com aparência de mais jovem que isso), seria respeitado(a) no cargo, pelos alunos?

elas perguntam
3 2
eles respondem
23/08/2024 11h04
Tipo.. cada curso tem um ethos e um currículo oculto. Como eu passei em várias universidades eu consegui ver isso muito bem na prática, os professores cultuam um jeito de se comportarem e ditam como os alunos devem ser, os funcionários da universidade também entram nessa equação todo fator humano influencia isso.

No curso em que me formei, existiam professores canônicos já muito velhos e lá para o fim do curso entraram professores substitutos bem jovens, menos de 30, com 25 eu acho que eu não peguei, mas com 27-28 sim. Esses professores novos foram os melhores, eles conseguiam criar um senso de comunidade de aprendizagem, troca de experiências e acolhimento e produziam avaliações que saiam dos modelos tradicionais de ensino. Quando o professor tá jovem ingressando no magistério ele tá muito sonhador ainda e com um gás que é raro de ver em professores universitários mais velhos.

Me lembro de uma aula que foi com uma dessas bem bem jovem, ela era muito cabeçuda e tinha se formado bem cedo. A aula era sobre "Cultura Brasileira", a professora era bem relacionada e conseguiu trazer em cada semana do período grupos sociais ou um representante de um grupo social para falar sobre um tipo de manifestação cultural. Basicamente ela chamou um especialista de cada área para participar das aulas dela.

Bem, sobre o tal do respeito, depende de como é a cultura do curso e não é só esse professor que dita isso, se ele é excludente ou includente, se ele é hierarquizante e bancário ou preza por um ensino horizontal e cooperativo. Aqueles que são levados e estimulados por uma competitividade, provavelmente os alunos não respeitariam. Se for o outro caso talvez sim, respeitariam.
anônimo
23/08/2024 10h38
Pontos.
elas respondem
23/08/2024 10h42
Pode ser que sim, pode ser que não.
23/08/2024 10h46
Num primeiro momento a turma poderia ter um certo preconceito sim, mas se a pessoa demonstrar ter domínio do conteúdo e conseguir apresentar bem a matéria, a idade dela se torna apenas um detalhe. Quantas vezes a gente tem uma matéria com um professor super experiente, não entendemos nada, vamos na monitoria com outro estudante e tudo fica claro…