Uma amiga é muito dependente emocional do namorado tóxico, ele a trata mal, humilha na frente dos amigos, faz chantagem emocional e já foi agressivo com ela diversas vezes, já tentei ajudar de várias formas diferentes mas ela nunca se afasta dele, então fiquei me perguntando se é realmente possível ajudar alguém assim. Por que não adianta falar o quanto essa relação é doentia, ela já sabe de tudo isso, mas ainda assim não consegue sair. Acho que nesses casos, dá pra ajudar só até certo ponto, porque no final, só quem pode se salvar é a própria pessoa.

elas perguntam
5 6
eles respondem
23/08/2024 21h59
Apoiar, indicar profissionais, acompanhar a pessoa sim, agora você mudar a pessoa e a vida dela, infelizmente não e é nessa ideia falsa que muitas mulheres caem em relacionamentos abusivos acreditando que o seu príncipe irá mudar um dia.
23/08/2024 22h43
Eu tive uma experiência ruim com isso. Tinha conhecido uma com essa dependência emocional, tentei ajudar, eu até tava gostando dela, mas como eu sempre via que ela não queria seguir em frente, fui vendo que não compensava e era perda tempo tentar alguma coisa ou ajudar, até que fui desanimando e segui em frente. Hoje eu nem me aproximaria de uma pessoa assim, porque é problema e frustração.
23/08/2024 22h46
O jeito é ela cortar contato com ele, só assim a dependência emocional irá cessar.
A dependência emocional é um comportamento, e pra esse comportamento entrar em extinção operante leva tempo, tendo em vista que esse comportamento pode ter passado por um processo de reforço intermitente e pode ter a possibilidade desse comportamento ter resistência a extinção.
O correto é ela passar por sessões com psicólogo ABA pra conseguir se livrar desse comportamento.
24/08/2024 00h46
Cara até certo ponto. Mas depois abandona pq só a pessoa pode sair disso
elas respondem
24/08/2024 00h42
Se ela quer ser trouxa, deixa ela ser trouxa
23/08/2024 22h02
Eu tenho. Sim, é uma escolha,sair e voltar á vida,ou continuar morrendo nesse sofrimento infernal. Mas vc pode continuar apoiando ela, nunca deixando de lado,e encorajando-a decidir por sair dessa prisão. Pode acreditar, isso é de grande,grande valia.
23/08/2024 22h06
Não adianta falar.
Infelizmente só vai aprender com as vivências
23/08/2024 22h07
Depende do grau de dependência
anônima
23/08/2024 22h50
Mesmo com apoio, nem sempre isso ajuda. Eu já estive em um relacionamento assim, recebi muito apoio e conselhos, mas mesmo assim sempre voltava para ele.. Acho que eu ficava com ele por medo de ficar sozinha, mas com o tempo eu fui caindo na real e consegui me separar dele de vez.
23/08/2024 23h18
Não existe dependência emocional e paixão. Não se meta porque se um dia ela deixar ele , e se arrepender e ele não quiser mais ela vai ficar com raiva de você e lhe cupar.

Minha tia vivia um relacionamento abusivo com o seu primeiro marido e ela nunca o deixou e sempre o defendia , minha avó o separou dela já que ela só tinha 14 anos e ele foi embora para outra cidade e minha tia casou de novo teve filhos , mas morreu e sempre culpava a minha avó por te deixado seu primeiro marido. Morreu com recentimento da minha avó.

Não há como ajudar o ser humano e livre e é uma escolha dela
Ela tem que sofrer muito na mão dele , e tem que ficar sem apoio só assim ela irá se cansar dele.

Leia a legenda dessa música - Ele me deixa roxa mas me fode tão bem