A verdadeira liberdade só existe dentro de nós.
25/08/2024 19h18
Existe, mas na maior parte do tempo não o usamos. Verdadeiramente livre, só o eremita. E a maioria não quer isso para si.
25/08/2024 22h53
O livre-arbítrio realmente existe, o problema é que muitas pessoas se deixam levar pelas má-influências de "amiguinhos" logo na pré-adolescência, aí acaba seguindo caminhos que vão contra aquilo que si próprio quer. Depois bate o arrependimento, aí é tarde!
elas respondem
anônima
25/08/2024 18h48
Não existe nada dentro de nosso controle.
anônima
25/08/2024 18h37
Acredito em livre-arbítrio e efeito borboleta.
anônima
25/08/2024 18h44
Acho que o livre-arbítrio total não existe não, ou estamos fazendo a vontade de Deus ou de Satanás. Não há uma terceira via
anônima
26/08/2024 11h03
pode haver as duas coisas a depender do contexto.
Voce sente sede, coloca água em um copo, paga de doida e não bebe a água. Voce tomou uma decisão diante de uma possibilidade.

Agora, voce precisa tocar a tela do seu celular e está com ele nas mãos, há um comando no seu cérebro anterior à sua ação de tocar a tela que já faz toda projeção movimentos pra realizar o ato.

A depender do contexto voce poderá falar em livre-arbítrio.
Um navio cheio de escravizados, vc acha que foi livre-arbítrio deles entrarem no novio?
Uma criança abusada, foi escolha dela?
Em relações de poder, o livre-arbítrio só funciona para quem é mais forte.

Enfim.
anônima
26/08/2024 11h28
O livre arbítrio não existe em sua totalidade.