eye
168  28/08/2024 15h41

elas perguntam
8 4
eles respondem
28/08/2024 13h58
O que mais tem é brasileiro vira lata, dentro de um país que foi colonizado por quase 400 anos, o pensamento colonial é preponderante. Aliás, 400 não, 524 anos, porque ainda continua sendo hegemônico esse tipo de pensamento que a Europa é melhor que aqui, EUA é melhor que aqui, a guerra é cultural, eles colonizaram o mundo e venderam a ideia de que o que eles fazem, produzem ou são é melhor que dos outros. Ao longo da formação de ideia do Brasil como nação, copiamos o modelo francês, depois copiamos os inglês e agora copiamos os burros unidos.

Vi aí nos comentários "Carente de cultura", temos cultura para dar e vender, e muita mesmo, muito rica e complexa. Só que não vemos isso como algo de valor.

Tem um filme do Tom Zé, que ele fala que foi para os países nórdicos, Noruega, Dinamarca e Suécia e que lá eles são fodoes em IDH, mas tem que importar cultura de outros paises porque não produzem nada original e criativo.

Vi uma curadora de museu uma vez dizendo exaltando os brasileiros que iam montar uma exposição alemã, a equipe alemã tinha engenheiros, arquitetos e designers, mas na viagem algumas peças e ferramentas foram extraviadas e então nenhum profissional sabia fazer nada, ficaram esperando as peças virem lá na Alemanha se não diziam que não tinham como trabalhar, só sabiam seguir o manual e os protocolos prontos. O Zelador do museu, um "zé ninguém" foi lá deu uma ideia botou a mão na massa, começou a coordenar a equipe e resolveu o problema, não tinha nem ensino fundamental completo.

"Nas noites de frio é melhor nem nascer
Nas de calor, se escolhe, é matar ou morrer
E assim nos tornamos brasileiros
Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
Transformam um país inteiro num puteiro
Pois assim se ganha mais dinheiro"

Escuta as músicas do Cazuza e do Belchior.

A valorização da própria cultura e arte, empodera, da senso de união e poder ao povo, a gente se sente mais nobre e mais valioso, a gente pensa em quem governa a gente.

Os poderosos não querem.
anônimo
28/08/2024 14h16
O brasileiro vira-lata é aquele que, por exemplo, sofre de complexo de inferioridade por ser brasileiro, acha que tudo no Brasil não presta, tudo que vem de fora é melhor/superior e fica enaltecendo alguma nação?
Se for, não, não sou. Além disso, não pago pau pra qualquer país, não ligo para nações e essas coisas. Obviamente também não sou patriota/nacionalista.

Acho que só aquelas pessoas que ficam forçando nacionalismo chamam os outros - que não se enquadram exatamente nesse exemplo que dei acima - de vira-lata por apenas reclamar de algo no país.
28/08/2024 13h27
Autocrítica é crime no Brasil.
28/08/2024 13h27
Alguns são. Mas não é porque alguns reclamam que é vira-lata. O Brasil possui coisas boas e ruins. Como todo país.
anônimo
28/08/2024 13h19
Se com vira-lata você quer dizer miscigenado e carente de cultura, sim.
anônimo
28/08/2024 13h37
Não pódi recramá
elas respondem
anônima
28/08/2024 13h26
depende de como voce reclama. se fizer isso fazendo comparativo a outros países que vc sequer faz ideia de como funciona...sim voce é vira-lata
e normalmente isso ocorre sempre com os eua.
28/08/2024 14h01
Pois é, tem que amar morar no Macaquil onde você não consegue nem ter uma casa própria e financiar um Renault Kwid de 50k+ com um salário mínimo de 1400 conto, tem que amar esse país maravilhoso aqui, respeita o Chimpanzil
anônima
28/08/2024 13h17
Quando reclamam do Brasil como se ele fosse simplesmente o PIOR país do mundo e com o plus de ficarem endeusando outras nações, geralmente potências que tiveram um processo "evolutivo" completamente diferente do Brasil, isso é vira-latismo da minha opinião.
Além do complexo de vira lata eu ainda adicionaria o complexo de Pinsher, pq são pessoas que só sabem latir kkkkkkkk "ain intankavel o bostil" Sai do Brasil então!! Vai pra Portugal limpar privada, vai pros Estados Unidos, sei lá. Mas ficar aqui falando mal do país não adianta de nada
28/08/2024 15h33
Não mesmo. O conceito do viralatismo é a depreciação da identidade, da  cultura e  nacionalidade, é a   depreciação  da própria nacionalidade em detrimento de outra.
Crítica por crítica e  destrutiva, depreciativa é o que mais fazem os viralatas. Não,  há meio-termo para uma crítica construtiva nacionalista, somente críticas  depreciativas  que visa a subserviência a  outro país, a sua cultura, sua identidade a sua soberania. Em detrimento da sua própria identidade nacional.
É uma visão colonizada, onde o sujeito  acredita que existe um país perfeito (geralmente uma potência um país que foi colonizador)   esse  seria  um exemplo a seguir.
Exemplos não faltam: recentemente houve quem entoasse a Emenda estadunidense como se fosse a nossa Constituição: ou seja, as leis  de outro país na visão desse tipo de vira-lata se sobrepõe a Constituição e soberania   do próprio país.