O que mais tem é brasileiro vira lata, dentro de um país que foi colonizado por quase 400 anos, o pensamento colonial é preponderante. Aliás, 400 não, 524 anos, porque ainda continua sendo hegemônico esse tipo de pensamento que a Europa é melhor que aqui, EUA é melhor que aqui, a guerra é cultural, eles colonizaram o mundo e venderam a ideia de que o que eles fazem, produzem ou são é melhor que dos outros. Ao longo da formação de ideia do Brasil como nação, copiamos o modelo francês, depois copiamos os inglês e agora copiamos os burros unidos.
Vi aí nos comentários "Carente de cultura", temos cultura para dar e vender, e muita mesmo, muito rica e complexa. Só que não vemos isso como algo de valor.
Tem um filme do Tom Zé, que ele fala que foi para os países nórdicos, Noruega, Dinamarca e Suécia e que lá eles são fodoes em IDH, mas tem que importar cultura de outros paises porque não produzem nada original e criativo.
Vi uma curadora de museu uma vez dizendo exaltando os brasileiros que iam montar uma exposição alemã, a equipe alemã tinha engenheiros, arquitetos e designers, mas na viagem algumas peças e ferramentas foram extraviadas e então nenhum profissional sabia fazer nada, ficaram esperando as peças virem lá na Alemanha se não diziam que não tinham como trabalhar, só sabiam seguir o manual e os protocolos prontos. O Zelador do museu, um "zé ninguém" foi lá deu uma ideia botou a mão na massa, começou a coordenar a equipe e resolveu o problema, não tinha nem ensino fundamental completo.
"Nas noites de frio é melhor nem nascer
Nas de calor, se escolhe, é matar ou morrer
E assim nos tornamos brasileiros
Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
Transformam um país inteiro num puteiro
Pois assim se ganha mais dinheiro"
Escuta as músicas do Cazuza e do Belchior.
A valorização da própria cultura e arte, empodera, da senso de união e poder ao povo, a gente se sente mais nobre e mais valioso, a gente pensa em quem governa a gente.
Os poderosos não querem.
O brasileiro vira-lata é aquele que, por exemplo, sofre de complexo de inferioridade por ser brasileiro, acha que tudo no Brasil não presta, tudo que vem de fora é melhor/superior e fica enaltecendo alguma nação?
Se for, não, não sou. Além disso, não pago pau pra qualquer país, não ligo para nações e essas coisas. Obviamente também não sou patriota/nacionalista.
Acho que só aquelas pessoas que ficam forçando nacionalismo chamam os outros - que não se enquadram exatamente nesse exemplo que dei acima - de vira-lata por apenas reclamar de algo no país.