sobrenome europeu.
Algum negro ou negra usuários daqui do site já descobriu o seu sobrenome de origem africana?

eles perguntam
6 10
elas respondem
29/08/2024 08h22
os negros africanos literalmente mudaram de continente, foram escravizados, aculturados, ao longo das gerações perderam seus dialetos. é impossível saber o sobrenome, até porque não tinham documento de identificação como indivíduo, mas sim como “coisa”, diferentemente dos europeus e japoneses, que vieram por iniciativa própria, com identificação toda certinha. por isso que, quando há descendência desses lugares, é facilmente mapeável a árvore genealógica da família.
28/08/2024 23h32
Meu nome de origem africana é Hakuna Matata
29/08/2024 06h53
Vamos corrigir isso aí para você não errar mais. Não são escravos, são escravizados. Quando dizemos "escravos" é como se eles tivessem nessa condição e não foi assim, muitos foram obrigados a ser, então se diz escravizados.

Meus sobrenomes não são de origem africana.
28/08/2024 23h30
concordo plenamente
29/08/2024 12h04
Sou afrodescendente e já acho muito dificil descobrir de onde meus antepassados vieram, quanto mais o sobrenome deles. Meu avô (negro retinto) só foi registrado depois de adulto quando foi casar com a minha avó. A família era paupérrima, de trabalhadores rurais do interior do interior. Ele nasceu na década de 30. Era neto de escravos, mas pouco sei sobre eles.
anônima
29/08/2024 12h16
Bem, minha descendência por parte de pais e avós são misturadas: Negros, indígenas, brancos, e no meio dessa mistureba, os pardos. Minha avó era branca e tenho o seu sobrenome de origem italiana, e meu avô que (negro) tinha sobrenome de origem portuguesa, que tbm é o meu sobrenome. Não uso sobrenome do meu pai (filho de descendente indígena), somente aqueles por parte da minha mãe. Apesar de não contar com o seu sobrenome, herdei um pouco da genética dele, como o cabelo liso, por exemplo.
eles respondem
29/08/2024 00h42
Muito legal.
28/08/2024 23h32
Meus sobrenomes tem origem italiana, não portuguesa.
Logo, hipótese descartada.
29/08/2024 00h39
Meu sobrenome é malakoi de origem hebraica que significa "devasso"
29/08/2024 00h40
Sim, o meu é mais dos povos zulu, afrika do sul
29/08/2024 00h43
Sabia disso não... Nomes tipo o que?

Eu tenho um nome que eu acho que é de Novo Judeu de origem portuguesa.

São tipo esses nomes de animal ou de árvore. Carneiro, Pereira, Leão, Carvalho, Coelho, Vieira, Lobo..
29/08/2024 08h14
Não consigo rastrear minha árvore genealógica.
29/08/2024 08h24
Tenho parente negro e não sei de nenhum
29/08/2024 10h58
Os escravos africanos do Brasil vinham de várias tribos diferentes, muitas com pouco ou nenhum contato com a cultura europeia. Quem disse que seguiam a convenção europeia de nomeação de famílias?
29/08/2024 12h17
Sei nem oq dizer