Meu avô tinha uma vitrola e eu ja ouvi disco de vinil. Eu lembro que tinha muitos "chiados" nas musicas de vinil, o que não acontece nas musicas digitais.
Pode ser que esses chiados seja por causa de sujeiras no disco ou na agulha. Se fosse possível ouvir um disco de vinil 100% limpo talvez não houvesse chiados.
Outra coisa que eu percebi é que fazia diferença ouvir o disco com a tampa da vitrola aberta ou fechada. Como a vitrola do meu avô era meio pequena não dava para fechar a tampa com o disco la dentro. Mas tinha um tipo de disquinho pequeno que so tinha uma musica de cada lado e esse sim dava pra tocar com a tampa da vitrola fechada. E dava diferença sim.
Fora isso vale lembrar que musicas no formato MP3 foram criadas para serem compactas e ocupar menos espaço no HD. Para compactar foram excluídas das musicas todas as frequências abaixo de 20 Hz e acima de 20 kHz, que é a faixa de frequência que o ouvido humano seria capaz de ouvir.
Ou seja: teoricamente as frequências excluídas do MP3 não deveriam fazer diferença nenhuma!
A proposito: você sabe que os dois exemplos que você compartilhou são no formato digital né, ja que são áudios compartilhados pelo PC... A única forma de saber como um vinil soa é ouvindo um pessoalmente! :D