Os portáteis

Vinyl

eles perguntam
3 3
elas respondem
eye
29/08/2024 15h48
Claro que terá diferença nos dois exemplos. Um é de um lugar todo fechado e outro é de um ao vivo.
29/08/2024 15h49
É, melhorou
29/08/2024 16h35
Meu avô tinha uma vitrola e eu ja ouvi disco de vinil. Eu lembro que tinha muitos "chiados" nas musicas de vinil, o que não acontece nas musicas digitais.

Pode ser que esses chiados seja por causa de sujeiras no disco ou na agulha. Se fosse possível ouvir um disco de vinil 100% limpo talvez não houvesse chiados.

Outra coisa que eu percebi é que fazia diferença ouvir o disco com a tampa da vitrola aberta ou fechada. Como a vitrola do meu avô era meio pequena não dava para fechar a tampa com o disco la dentro. Mas tinha um tipo de disquinho pequeno que so tinha uma musica de cada lado e esse sim dava pra tocar com a tampa da vitrola fechada. E dava diferença sim.

Fora isso vale lembrar que musicas no formato MP3 foram criadas para serem compactas e ocupar menos espaço no HD. Para compactar foram excluídas das musicas todas as frequências abaixo de 20 Hz e acima de 20 kHz, que é a faixa de frequência que o ouvido humano seria capaz de ouvir.

Ou seja: teoricamente as frequências excluídas do MP3 não deveriam fazer diferença nenhuma!

A proposito: você sabe que os dois exemplos que você compartilhou são no formato digital né, ja que são áudios compartilhados pelo PC... A única forma de saber como um vinil soa é ouvindo um pessoalmente! :D
eles respondem
29/08/2024 18h00
Depende, em relação a o que?
29/08/2024 18h05
Nossa, bem lembrado. Meu vô tinha uma rádio-vitrola e só ouvia as músicas dele assim... Eu lembro que o som saia mais "abafado". Mas se fosse escolher ouvir através do disco de vinil, ou os métodos convencionais de hoje em dia, eu escolheria disco pela nostalgia.