Básico: porque seria um sistema equiparativo.
Por exemplo:
Assim: você teria os meios "ferramentas" para sua própria subsistência, num sistema igualitário.
No Capitalismo, há a concentração da propriedade na posse de pouquíssimos.
Assim: você não tem os meios, você acaba virando a ferramenta. Você é o produto para aqueles poucos que controlam a sua subsistência.
Exemplo de país que pode se dizer que tem um modelo mais ou menos socialista: é a China.
Um outro vai, Reino Unido: que também tem políticas de Bem-estar muito próximo do ideal socialista.
estude o capitalismo, entenda as suas contradições e depois faça esse questionamento. falo de coração, até porque trazer o motivo não vai adiantar, já que a sua maneira de interpretar o mundo tem uma ideologia baseada no senso comum difundido nesse sistema (todos temos uma ideologia, até mesmo os que negam). o que quero dizer é: não adianta apresentar o materialismo histórico-dialético, e você rebater com senso comum que é utopia, que na teoria é tudo lindo, que na experiência tal não fabricavam coca cola etc.
Pra quem tá no topo da pirâmide é uma maravilha. Pro resto, diga você.
Enfim, porque um sistema é voltado para o interesse de minorias e baseado no lucro enquanto o outro é baseado no interesse do coletivo e baseado nas melhorias das condições de vida da população.
Mas isso é conversa pra mesa de bar e umas geladas.
Nem sequer os ditos anticapitalistas vivem como anticapitalistas. Não abstem-se, e sim desfrutam e com prazer das benesses do capitalismo ao qual eles juram que se opõem.
Não praticam o que pregam ao mundo.
À partir do momento em que (muito facilmente) se constata isso, qualquer resquício de credibilidade de suas palavras evapora imediatamente.
Socialismo é tão bom que o país tem que forçar a pessoa permanecer lá se não geral vai embora para algum país capitalista kkkkk
Não adianta, por mais que o capitalismo tenha seus defeitos, não há outro arranjo econômico melhor.
Tudo bem que, em certas áreas, o governo pode e deve agir, como no caso da infraestrutura, promover a ordem social, justiça, e um ambiente corporativo justo e competitivo. E última analise, trabalhar junto com a iniciativa privada pra fornecer saúde e educação de qualidade a todos.
Fora isso, o resto é besteira que, na prática, não funciona.
Apenas as trocas comerciais livres por meio de relações voluntárias podem trazer prosperidade às partes envolvidas.
Desigualdade e concentração de renda nunca foram problemas. A pobreza é um problema e socialistas precisam da pobreza para que sua ideologia porca em suas mentes enfermas faça-lhes algum sentido, mesmo que seja o da inveja, da preguiça, do autoritarismo e cobiçar o que não lhe pertence.
Capitalismo tem defeitos mas sempre será infinitamente melhor em alocação de recursos.