Ao menos, no casamento, em tese, só ocorre pela livre manifestação de ambas as partes ao se formalizar no cartório. Já essa palhaçada de união estável é perfeita para quem quer aplicar golpes. E nem precisa morar junto. Basta ter a "intenção de constituir família", termos da própria legislação a respeito. Basta meia dúzia de fotos em rede social.
Pedidos de casamento e todo esse hábito, me parece algo implantado pelos filmes e livros. Casamento não impede traição, mentiras, e separação. Eu tenho interesse em um dia ter uma mulher e filhos, mas não vejo a necessidade de dar satisfação da minha vida amorosa para a igreja e para o estado. Morar junto com uma mulher sem casar oficialmente com ela não irá mudar em nada. O respeito vale mais do que essas idealizações românticas alimentadas pelas mulheres sentimentais.
Geralmente relação assim acaba com o homem lamentando que perdeu a mulher porque não casou e a mulher lamentando o tempo "Perdido".
Eu acredito no casamento mas estar casado por causa de um status social ou como uma prova de amor é uma utopia.
O casamento é muito mais que isso é uma prova de compromisso perante a Deus e que poucos estão suportando atualmente. Pelo menos na minha visão.
Estando morando juntos já seria um casamento na prática.
Mas acho bonito toda a cerimônia, o casamento no civil...
De qualquer forma, casamento nunca foi um sonho pra mim.