Se o golpe republicano de 1889 tivesse fracassado (e se Dom Pedro QUISESSE manter o império) e o imperador posteriormente adotasse algumas medidas como:

1- Substituição do voto censitário pelo voto universal masculino obrigatório.
2- Indenização gradual dos ex-proprietários de escravos além de benefícios e vantagens fiscais e comerciais.
3- Permitir o direito ao voto dos militares, mas com a proibição de concorrer á cargos políticos e públicos no exercício de suas funções.
4- Reformas políticas no sistema monárquico e parlamentar como:

- Os deputados federais, das províncias e senadores (que não seria mais cargo vitalício) fossem escolhidos pelo voto popular direto.
- O primeiro-ministro, presidentes das províncias e juízes/ministros do Supremo Tribunal de Justiça fossem escolhidos pelo imperador, mas com aprovação do parlamento.

Com essas reformas, a monarquia poderia ter sobrevivido? Por quanto tempo mais? Poderia resistir até os dias de hoje?

eles perguntam
3 8
elas respondem
anônima
08/09/2024 18h06
Só Deus sabe.
08/09/2024 15h37
nem tenho condições de pensar em uma resposta pra essa pergunta, então aqui vai uma música muito boa:
anônima
08/09/2024 18h06
Até quando cada brasileiro se esforçasse para melhorar o próprio país, diferente do que estão fazendo hoje, migrando e arregando porque é mais fácil.
eles respondem
08/09/2024 17h48
O Brasil estaria mil vezes melhor do que esse rascunho de republica que inventaram para o Brasil.
08/09/2024 16h08
Se o golpe de 1889 tivesse falhado e Dom Pedro II fizesse essas mudanças, a monarquia provavelmente teria durado mais tempo. O voto obrigatório para os homens e a indenização dos ex-donos de escravos ajudariam a diminuir as tensões sociais e econômicas, além de deixar mais gente participar da política. Permitir que os militares votassem, mas não concorressem a cargos enquanto estivessem na ativa, também seria uma boa jogada para evitar que eles mandassem demais no governo. E ao deixar o povo escolher deputados e senadores, e limitar o tempo no cargo dos senadores, a monarquia ficaria mais parecida com um sistema democrático, o que combinaria mais com a época, onde as pessoas estavam começando a se interessar mais por política. Com essas mudanças, o império poderia ter durado até metade do século XX, mas chegar até os dias de hoje seria complicado. As mudanças no mundo, as crises políticas e as pressões por democracia completa teriam dado trabalho para manter a monarquia de pé. Talvez, se o sistema fosse mais flexível, a monarquia poderia virar algo simbólico, como aconteceu em alguns países da Europa. Não dá pra dizer com certeza, mas com essas reformas, as chances de sobrevivência seriam bem maiores.
08/09/2024 18h01
Depois que li 1808 e 1822 de Laurentino Gomes; sem chances para essa família real parasita sobreviver.
Se tivesse sobrevivido, o Brasil seria para os Estados Unidos o que a família da Arábia Saudita é para eles.
A família real parasita brasileira, se uniria com os Estados Unidos para explorar o máximo todas as riquezas brasileira.
08/09/2024 15h36
Até os dias atuais
08/09/2024 15h37
Era questão de tempo pra cair, por influência dos outros países. No máximo ainda poderia ser uma monarquia parlamentarista, que eu não acho uma má ideia.
anônimo
08/09/2024 15h40
Mas a realeza ainda tá viva no Brasil
08/09/2024 20h09
Dificil dizer, mas o fato é que quando tudo se acabou eles tinham 92% de clamor popular