Na inveja você quer ter o que é da outra pessoa, na admiração, não necessariamente.

Eu admiro a Marie Curie. Dois prêmios Nobel em áreas diferentes da Ciência. Totalmente incrível. Não tenho inveja dela, é um ícone que vale a pena ser lembrado.
08/09/2024 20h39
Admiração é querer ter o mesmo que outra pessoa tem.
Invejar é se incomodar com o que outra pessoa tem.

Exemplo uma pessoa feliz incomoda um invejoso, terceira pessoa pergunta ao invejoso, você também quer ser feliz?
Invejoso: não, o que eu quero é que ele não seja feliz.
08/09/2024 20h52
Não há diferença.
08/09/2024 20h59
Admiração vai te motivar a vc querer ter o mesmo sucesso, mas de forma saudável.
Inveja, por outro lado, vai querer te fazer passar por cima da pessoa e desejar o fracasso dela.
elas respondem
anônima
08/09/2024 20h41
A admiração é apreciar no outro o que você já tem em si, a inveja é a raiva de ver outra pessoa ter o que você não tem.