eles respondem
Universidade pública não foi feita exclusivamente para pobre. Foi feita para os pagadores de impostos. Quem tem mais dinheiro paga mais imposto (talvez não percentualmente/proporcionalmente).
Porque o ensino públicos básico e médio são péssimos. Não dá pra competir na USP com alunos Colégio São Luís, Colégio Santa Cruz e outros.
E os pobres quando entram, procuram "cursos bostas", como sociologia, filosofia.
Faz parte das contradições do nosso modelo. Não é a única distorção. Mas essa é a meritocracia que os liberais e conservadores tanto defendem. Os mais preparados passam no vestibular e se formam nas melhores faculdades. E para que cotas e outro tipo de ajuda que são mero assistencialismo que fazem com que os pobres não se esforcem? O pior é ver tanta gente pobre e sem perspectivas defendendo esse modelo e a extrema direita que só defende o interesse dos ricos.
Pro rico adqurir um pouco de inteligência
Sou 100% contra cotas.
Se quer encarar um ensino superior numa instituição pública, mostre que tem competência pra isso.
Depois dessas cotas, é cala leva de profissional que vem se formando que dá até medo.
Ora, pública quer dizer que todos têm direito, até os ricos. Não está errado. Por isso há a injusta costas raciais e cotas para quem estou sempre em escola pública.
Quem disse q só tem rico, o nome já diz, universidade pública, tem gente de toda classe lá, só vc ver quem entra por cotas…
Rico também paga imposto.
Como tudo que é público, uns pagam para outros usarem. Se cada um pagasse apenas pelo que usa, não haveria essa distorção.
A prova de seleção para entrada nas universidades federais pode estar além dos conhecimentos de alguns jovens. Alguns não tiveram um bom nível de ensino devido à baixa qualidade das escolas, enquanto outros se fazem de vítimas para justificar sua falta de interesse pelos estudos. Além disso, muitos vídeos viralizando no TikTok mostram perguntas de conhecimentos gerais que estudantes ativos, em sua maioria, não conseguem responder. Enfim, esse tema é amplo e possui vários argumentos e pontos a serem destacados
Veja bem, a universidade publica é uma medida mais democrática, é a perfeita? não é. As cotas são o modelo perfeito? Não também.
Eu sou favorável a cotas, minha família foi bem estruturada, meus pais foram muito inteligentes, eu estudei em colégio público federal e passei em 4 vestibulares em anos distintos, sendo 3 em universidades federais, atualmente estudo em uma universidade federal na pós graduação.
Eu vi, o público da universidade mudar ao longo dos anos, mais pretos e mais gente pobre mudando de classe social e conseguindo se formar. O pensamento da universidade publica mudou, mas muitos cursos ainda tem uma mentalidade elitista, pela didática dos professores e pelos custos dos materiais requisitados. Eu já me achei privilegiado, minha mãe foi a primeira e única mulher da família por parte de mãe a ter uma graduação superior, na verdade a minha mãe tem duas graduações, uma em federal outra em estadual.
Eu já pensei em concorrer em cargos sem cota, em um desses vestibulares eu passei sem, me inscrevendo em concursos públicos conhecendo os meus concorrentes, me senti privilegiado também e não concorri, mas depois de ouvir o relato do meu cunhado, que atualmente é delegado e cursou direito em uma universidade publica conceituada, contou o caso do PRIMEIRO PERIODO da faculdade, onde o professor fez uma pergunta para turma de quem falava uma segunda língua, quase toda turma levantou a mão. Terceira língua? Metade da turma. Quarta língua? Um bocado de gente levantando a mão. Ele é bem mais velho que eu, tem 10 anos a mais, não tinha política de cotas antigamente na época dele.
Uma família que coloca o filho com menos de 20 anos que fala 4 línguas em uma universidade publica, tá aí convergindo com o seu argumento. Hoje em dia é muito diferente disso, a 30 anos atrás eu concordaria contigo, hoje em dia a universidade publica tá cada vez mais democrática, é o ideal? Não. Mas o país ta mudando estruturalmente, temos que defender a universidade publica, sempre!
pq o governo faz nada direito, eu nao sei como esse pais ainda ta de pé
elas respondem
O problema é que no Brasil não existe educação de qualidade nas escolas, a maioria sai do ensino médio sem capacidade de conseguir os melhores cursos na federal e é isso.
O governo precisa investir em educação de base ou essa sempre será a realidade do Bostil
Bom lembrar que rico também é pagador de impostos, no entanto acho dificílimo que rico mesmo, faça universidade pública. Haver um ou outro, é exceção, não é a regra.
Não são todos os governos que investe em educação, o anterior por exemplo: não construiu uma universidade.
O governo atual investe em universidade exatamente para que a maioria da população possa ter acesso a ensino superior. O governo oferece a estrutura a mobilidade cabe ao Governo Estadual ou Municipal.
O governo atual através do PAC construirá 100 novas universidades, e a prioridade foi municípios, regiões isoladas onde as pessoas não têm acesso a universidade pública.
Fora que a maioria é integral, e quem vem de família baixa renda ou classe média mas precisa trabalhar não consegue.
Essa é uma contradição, é pública para os ricos, não para os pobres.
Em universidades públicas há sim muitos alunos pobres, a maioria oferece auxílio permanência e alimentação.
Além de que sempre é possível pegar projetos com bolsa na própria universidade.
Universidade pública é público, ou seja, de toda a sociedade. Assim, como o SUS, a diferença é que se o público é bom logicamente muitos ricos vão querer. Rico não quer o SUS a não ser fila de transplante eu acho, agora uma federal sim. Eu estudo em uma, não vejo esses ricos todos. Depende do curso. O que vejo é classe média B,C e D. Classe A não vejo muito, a não ser que não esbanja o dinheiro. Tem auxilios, eu recebo.