Aqui na minha cidade os mercados por exemplo divulgam para atendente de frios e você manda currículo te chamam pra entrevista. Você tá desempregado gasta passagem pra ir e chega na hora dizem que é pra operador de caixa. Eu por exemplo não sei lidar com dinheiro por isso não mando CV pra isso. Não tem nada na lei feito para punir essas empresas? Todos os mercados na minha cidade fazem isso agora. Ou o cara se candidata pra repositor ( depois de divulgarem o cartaz pedindo repositor) aí chega no dia de começar a trabalhar dizem olha não temos vagas pra repositor você vai pro caixa tá.

elas perguntam
4 3
eles respondem
10/09/2024 15h28
Óbvio que não
anônimo
10/09/2024 15h30
acredito que não tenha uma lei pra isso já que teve uma vaga mesmo eles podem meter louco e dizer que seu nome estava no banco de talentos da empresa, e acharam que vocês estava mais alinhada a vaga x, (acredito que é mais por ser mulher, tem muito mercado que vai tenta bota você no caixa)
10/09/2024 15h36
Não, cabe danos morais. O contrato deve corresponder ao que foi anunciado.

"Uma empresa não pode induzir o trabalhador escolhido em processo seletivo a assinar contrato de trabalho com condições diferentes das que foram indicadas no anúncio da vaga. Essa foi a tese utilizada pela 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-3) para rejeitar recurso e manter a condenação por danos morais uma empresa de call center que teria cometido tal ação ao contratar uma atendente."
elas respondem
10/09/2024 15h40
A verdade é que eles querem um faz-tudo. A pessoa entra pra ser repositor mas vai fazer o que eles mandarem. Hoje em dia muitos anunciam como "auxiliar de loja", que é pra não deixar claro a função que a pessoa vai exercer. Se precisar de ir pro caixa, repor mercadoria, atender e até limpar, o funcionário é pau pra toda obra.
anônima
11/09/2024 10h49
Bem pelo qe eu sei, divulgar vaga falsa é crime.
Ñ acredito qe seja permitido divulgar uma coisa e na hora passar para outra função.
Mas essa prática é bem comum aqui no Brasil, já vi mtos supermercados, farmácias, bancos, fazerem isso várias vezes.
anônima
11/09/2024 10h51
Não acho
Visto que geralmente as posições podem até ser rotativas e podem falar que fulana da caixa foi para a mercearia logo n precisam lá mas precisam na caixa etc...

Sem falar que a caixa tem um aplicativo e lá mostra o troco que tu tens que dar e podes até fazer simulação (se pessoa da X tenho que dar Y)