O valor de uma reserva de emergência é aquele que cubra todas as suas despesas por no mínimo 1 ano. (Foi o que eu aprendi com a Nathalia Arcuri do canal Me Poupe)
Renda fixa (cdb, poupança, lci, lca, tesouro) e renda variável (ações, bitcoins).
Em se tratando de reserva de emergência, colocaria 90% em renda fixa e o restante em renda variável, tomando cuidado com a liquidez .
O ideal é tem 1 ano com o suficiente pra cobrir despesas.
Depende das suas responsabilidades.
Uma pessoa comprometida, com filhos, dono de móveis ou automóveis obviamente precisará ter um fundo de emergência mais robusto que um solteirão sem família ou propriedades.
No mínimo 6 meses de salário, o ideial é 12.
Reserva de emergência não é sobre diversificar, é sobre ter acesso imediato, alguma renda fixa D+0 ou D+1. Pra pobre geralmente é um CDB rendendo a 100% do CDI.
6 a 12 meses dos seus gastos ESSENCIAIS.
deixa em algum investimento que vc pode tirar a qualquer momento (tesouro, etc). ou coloca na conta do Mercado Pago, Caixinha do Nubank etc.
Depende das responsabilidades da pessoa. É bem diferente a reserva de emergência de uma pessoa solteira que mora com os pais em relação a uma que sustenta a casa, com filhos pequenos. Para isso o mais seguro é renda fixa pós fixada, com boa liquidez (pode ser Tesouro Direto, CDB de banco grande)
3 mil no máximo deixo em CDB de liquidez diária.
Se proteja, faça uma alto custódia. Qualquer investimento em CDBs, ações, tesouro e etc. É uma enorme mentira.
Muito pessoal
Reserva pra emergência precisa ser aplicação segura
Então não foge muito de Tesouro Direto, e FI de perfil conservador ou CDB idem (até 250 paus)