O livro Dom Casmurro não é sobre traição, mas sim sobre pré julgamento.
Bentinho colocou uma ideia fixa na cabeça e não mudou mais, sofrendo e fazendo todos ao seu redor sofrerem.
No prefácio do livro, o narrador autor explica o apelido Casmurro, onde ele já comete um “pré conceito “ com um passageiro do bonde, mostrando que na velhice já tem consciência dessa sua condição.

Todos nós, já fazemos um pré julgamento a todo momento, sabe aquela coisa de conhecer uma pessoa e dizer: “Essa pessoa parece legal?
Sim, isso é um pré julgamento. Só que nesse caso para o bem.

Nesse momento, você está lendo minha resposta e já está fazendo um pré julgamento sobre mim. Isso é normal da natureza humana.

O que o livro retrata principalmente, é a intolerância do personagem a ponto de fantasiar situações que corroboram sua percepção da situação, levando ao extremo, sem se preocupar com as consequências.

Todas suas descrições a respeito do Ezequiel, aparência e personalidade, foram feitas já com a mente corrida pelo ciúmes doentio, o que não pode ser levado em conta.,

Mas essa opinião é apenas mais umas das milhares que existem.

“Já fui chamado de novinho demais. Quiçá encontrasse essa coroa hoje, para que ela visse o que ela deixou de criar.”
12/09/2024 18h14
Livro de namoro me desperta muito interesse. Agora tô lendo Sapiens.
12/09/2024 22h53
Toda mulher trai.
votei em Sim, aquela p*ta!!1!!
12/09/2024 18h13
Sei nem quem é.
12/09/2024 18h30
Não há como saber. A intenção do autor era justamente causar essa confusão, fazer as pessoas ficarem se perguntando se houve ou não adultério.
A única pessoa que podia dizer que sim ou não era o Machado de Assis.
12/09/2024 22h55
Era um cuck em negação. Passava o dia pensando na mulher levando rola.
13/09/2024 04h43
porra é essa ?
13/09/2024 07h40
Porque esse pergunta está em anonimato?

Ela traiu sim, já vi o DNA. Passou no programa do Ratinho.
votei em Sim, aquela p*ta!!1!!
elas respondem
12/09/2024 18h40
Pra mim ele só era ciumento, fantasioso e psicótico, um cara que não tinha a menor coragem de conversar com a outra pessoa sobre o que tava sentindo, destruiu a família linda que tinha e nunca se arrependeu
votei em Não, o Bentinho viajou na maionese
anônima
12/09/2024 18h21
Ela se apaixonou pelo usuário do elaele e passou a perseguir as coleguinhas
eye
12/09/2024 18h14
Amante de lady Chatterley Br.
votei em Sim, mas pq ele qria um filho e era estéril, só traiu pra dar um filho pra ele
12/09/2024 18h20
não traiu.
votei em Não, o Bentinho viajou na maionese
12/09/2024 22h56
Não sei dizer, este é um dos maiores mistérios da literatura brasileira.
13/09/2024 05h18
Acho que não.
13/09/2024 08h38
As circunstâncias apresentadas no romance não são capazes de confirmar nada, pois se trata de uma história contada pelo próprio personagem, não há outro ponto de vista que não o do próprio Bentinho. É um mistério que permanece intencionalmente sem solução.
13/09/2024 14h00
"Eis que não fará grande carreira no mundo. As emoções o dominam."