elas respondem
O Brasil tem tradição em receber imigrantes e diferentemente de muitos países, tem uma legislação robusta praticamente os tratando como nacionais.
Em termos, econômico, cultural agregam como agregam em outros países também.
Acho importante ter em mente que imigrar geralmente não é a primeira opção de uma pessoa, geralmente é uma decisão difícil em vários aspectos, principalmente na adequação a outro país.
não sei, teria q dar uma estudada na taxa de desemprego. e tb depende da nacionalidade dos migrantes, p garantir boa adaptação.
Estrangeiros sim, menos ciganos
Depende de muita coisa, principalmente se eles vão conseguir e estarão dispostos a se adaptarem a nossa cultura.
eles respondem
Isso é pauta de estadunidense e meia dúzia de pais imperialista(no país dos outros é refresco). Essa pergunta só faz sentido pros índios, porque de resto todo mundo é imigrantes ou descendente. Brasil é uma mistureba de diferentes povos.
Benéfico em que sentido, econômico, cultural? Sim. Mão de obra especializada, como o mais médico levando profissionais cubanos para áreas remotas. Acho que só em Boa Vista que a criminalidade de venezuelanos era relevante, no percentual total. No resto do brasil são quase inexistentes. Se não me engano, recebe nem 2% dos refugiados do mundo.
Isso não é benéfico em nenhum país, mas o Brasil surgiu justamente disso.
A identidade do Brasil é uma soma de muitas culturas. Além da indígena, portuguesa e africana, no início da colonização, as ondas migratórias italiana, alemã, japonesa e sírio-libanesa deixaram traços muito fortes (a meu ver positivos) na nossa cultura.
Além disso, o Brasil é um país de oportunidades para imigrantes que tem algum talento mas como não tem boas políticas sociais, fica difícil para um imigrante com baixa qualificação prosperar aqui.
Para os empresários, é.
Conheço um monte aí que pagavam 2,5 ou 3 salários mínimos para um braçal especializado e agora estão pagando 1 a 1,5 para um venezuelano que faz o mesmo serviço.
quem colocou em sua cabeça que existe limites nas terras?
Benéfico não é nem pra eles nem pro brasileiro. Eles vêm achando que vão ter oportunidades, mas acabam sem moradia e sem sustento. Se tá difícil pro brasileiro, imagina pra eles. De qualquer forma, não acho que é preciso uma política anti-imigratória. O Brasil é um país de imigrantes e foi formado por eles.
Para um país como os EUA, a imigração pode ser benéfica devido a pujança econômica e modelo baseado na livre iniciativa. Já no Brasil, um estado inchado como o nosso, os malefícios devem ser mais evidentes, ainda mais que eles virão para aproveitar os benefícios sociais que o governo disponibiliza. Claro que isso tem um limite, né? Mas em países que o estado fornece mais direitos do que deveres, a imigração pode pressionar os serviços públicos mais do que trazer algum benefício sócio econômico.
País todo fodido, como se fosse mudar alguma coisa.
É bom para quem está fugindo de um lugar pior.
Só é vantagem se for mão de obra qualificada, receber refugiados sem nenhuma especialização é um atraso pra nossa economia, tira emprego dos brasileiros e baixa a média salarial.
Geralmente os imigrantes ficam com os empregos que a gente não quer, ou abrem empresas aqui, gerando mais empregos, então acho bom
Sempre foi.
Movimentações humanas é inerente à espécie.
Não, odeio imigrantes sujos
Ouvi dizer que os importados ocupam trabalhos que brasileiros não querem ou não podem ocupar, como garis nos grandes centros, e médicos em áreas afastadas como arrebaldes da amazônia, no Brasil é necessário na minha opinião, bom pro Brasil e para o imigrante que normalmente fica feliz aqui, caso frequente com haitianos
Se for lá da Venezuela, acho supernormal. País sem democracia passa insegurança para a população.
Desde a colonização recebemos imigrantes, e concordo com isso.
Os imigrantes não ensinam métodos de roubo para os brasileiros, somos nós brasileiros que ensinamos alguns imigrante á roubar.
Isso é prejudicial pra eles, não pra nós.
Não, não acharia ruim n. Mas porra meu, quem em sã consciência viria para o brasil? sendo que muito desses são de países africanos, é muito melhor ir para Europa, se é pra sofrer preconceito de brasilienses ganhar pouco e morar num país merda, só que menos pior que o seu, é melhor ir para europa logo. Vai passar por tudo isso, mas pelo menos vai receber em euros, e vai tá em um país bom de verdade, não só em comparação do lugar de onde eles vêm..