Marco Zero, Paço do Frevo, Itaú Cultural, se você gostar de mais agitação (o que particularmente não curto), bar do Estelita, fora os barzinhos que tem no Recife Antigo. Tem o museu de Brennand também. A casa da Clarice Lispector, a casa de Gilberto Freyre; a Rua Nova, onde João Pessoa foi morto. Rua da União, onde morou Manuel Bandeira. Também tem espaços que o povo geek, emo, de subculturas vai - fora o Marco Zero, se não me engano tem a Rua da Moeda para isso. Tem vários sebos espalhados pelo centro (recomendo Livraria Progresso Sebo, perto do Shopping Boa Vista) e uma livraria perto do Paço Alfândega. No Marco Zero, você pode pegar um barco para ver a escultura de Brennand - vulgo a bilola de Brennand kkkkkkk. Existe passeio de barco turístico pelo Rio Capibaribe. Tem lojas à vontade de cultura alternativa na Conde da Boa Vista e nas ruas do centro.
Você pode andar pelo centro inteiro, pelo bairro da Boa Vista lá perto, e não demora muito, de qualquer forma. Em um dia você percorre o trajeto.
Fora o centro, as praias são boas, mas a de Boa Viagem não permite que você nade. Se estiver disposto a percorrer maiores distâncias, tem a ilha de Itamaracá, que não é em Recife mas que o pessoal daqui e Região Metropolitana gosta de ir. Porto de Galinhas é legal, mas tudo muito caro.