Lista dos 20 países com as maiores taxas de impostos sobre a renda das pessoas físicas:

O que acham dessa lista não aparecer o Brasil?

Suécia – 57.0%
Dinamarca – 55.9%
Japão – 55.9%
Áustria – 55.0%
Holanda (Países Baixos) – 52.0%
Bélgica – 50.0%
Israel – 50.0%
Finlândia – 49.2%
Eslovênia – 50.0%
Irlanda – 48.0%
França – 45.0%
Alemanha – 45.0%
Portugal – 48.0%
Reino Unido – 45.0%
Itália – 43.0%
Islândia – 46.2%
Luxemburgo – 42.0%
Noruega – 38.2%
Espanha – 47.0%
Austrália – 45.0%

eles perguntam
3 6
elas respondem
22/09/2024 21h41
É conversa de liberal, replicada por alguns incultos.
Imagine toda a infraestrutura que você tem, por exemplo, a internet para chegar até você: foi preciso que estradas fossem pavimentadas, que cabos, ligas, pessoas, transporte... fossem financiados e com qual dinheiro? Do imposto.
O imposto é um valor monetário que retorna à sociedade nas políticas públicas.
Nenhum desses países deixa de cobrar impostos o fato dos impostos terem escalas menores ou maiores: só evidencia o quão há disparidade social entre eles, entre o Brasil.
São países estruturados países inclusive do eixo Norte que não deveriam nem ser comparados, estão muito à frente em termos de desenvolvimento sócio-econômico.
E ainda assim a Finlândia por exemplo, tem uma estrutura política de Estado de excelência: e o que financia isso? Impostos.
O Brasil não é o maior cobrador de impostos no mundo, e reduziu bastante a desigualdade tributária que havia embora não seja ideal, visto que a reforma tributária é um projeto de mais de 20 anos, o que foi possível fazer foi feito, no que diminuiu bastante a desigualdade tributária.
O que o neoliberal especialmente de internet não consegue compreender é que o imposto cobrado retorna para ele mesmo, o conceito de que imposto é "roubo" só tem sentido para quem sonega impostos e neste caso: são os muito ricos que se beneficiam com esse tipo de discurso.
Afinal, se o Estado não tem dinheiro para financiar políticas públicas: o capital privado que não irá fazê-lo.
eye
22/09/2024 18h47
É que através dele (aqui no Brasil, não sei nos outros países) que desviam MUITO dinheiro. Se tudo que pagamos de impostos fossem aplicados, com certeza tudo seria mais agradável, mas sempre haverá alguém pra reclamar.
anônima
22/09/2024 21h50
A palavra "imposto" já diz: é por imposição, por obrigatoriedade que te tiram a grana, logo, é roubo
eles respondem
22/09/2024 21h13
Se você é obrigado a pagar automaticamente é roubo!!
22/09/2024 20h44
Vou usar a Irlanda que eu conheço o sistema de imposto e colocar um exemplo aqui com diferentes salários, aí vocês decidem quem paga mais imposto.
O perfil foi uma pessoa solteira, sem filhos de 30 anos. (Na Irlanda um jovem pagaria menos imposto)

IRLANDA
Pra um salário de € 3.000 na Irlanda o cara recebe líquido € 2817, isso já inclui a contribuição social, equivalente ao nosso INSS
6,2% de descontos.

€ 5.000 na Irlanda o líquido fica € 3669.
26,6% de descontos.

€ 20.000 (vamos chutar o balde, CEO de uma empresa), líquido € 10.900.
45,5% de descontos

BRASIL
No Brazil um salário de R$ 5.000 o valor líquido é R$ 4135.
17,3% de descontos.

Se o salário for R$ 10.000 o sujeito recebe líquido R$ 7487.
25,1% de descontos.

Nível CEO, R$ 100.000, o líquido fica em R$ 72.737
27,3% de descontos.
_____________________
Fonte dos cálculos: https://valorinveste.globo.com/ferramentas/calculadoras/calculadora-salario-liquido/

https://download.pwc.com/ie/budget-2024/income-tax-calculator.html
22/09/2024 20h43
Meu querido....

Você só esqueceu de alguns detalhes ai nessa tentativa de comparar/lacrar.

Primeiro, esses países citados cobram muitos impostos por serem desenvolvidos, eles não são desenvolvidos simplesmente por cobrarem altos impostos. Antes de chegarem a esses status, eram países que adotavam baixos impostos e regulações, e bons níveis de investimento. Para manter toda a infraestrutura desses países e o grau de competitividade, esses países precisam subir a carga tributária de uma população que POSSUI RECURSOS para isso, diferente do povo brasileiro que não goza de um país desenvolvido, e muito menos possui recursos para suportar a massiva carga tributária.

Segundo, eles são países que possuem altos níveis de retorno e transparência com seus recursos, os cidadãos realmente sentem que seus impostos estão sendo aplicados em sua infraestrutura, segurança e educação. O que contribui para que o país mantenha um padrão de vida elevado. Diferente do Brasil, cujo retorno é péssimo, e não há muita transparência desses recursos. O governo simplesmente tira dinheiro da população e não reinveste para que possamos aumentar nossa produtividade, competitividade e qualidade de vida.

Terceiro, os países citados focam mais nos impostos sobre a renda e patrimônio, que é, tecnicamente, o "imposto mais justo" dentre os demais, já que ele tende a penalizar os mais ricos e aliviar para os mais pobres. Diferente do Brasil, que possui um imposto baixo sobre a renda, o que ajuda os ricos, e penaliza os mais pobres, tributando mais o consumo das famílias, folha de pagamento, onerando a cadeia produtiva. Tudo isso, tende a frear ou impedir um maior crescimento do consumo, a geração de empregos, e dificulta a elevação do padrão de vida da população. Sobretudo, quando estamos falando de longo prazo, pois dados de curto prazo não servem.

Enfim, maninho, não adianta, o Brasil vai na contra mão desses países em INÚMEROS fatores, não adianta tentar comparar, não faz o menor sentido isso.
22/09/2024 21h12
Sim
Nem é pelo tamanho da % mas sim pelo argumento, que torna imposto igual a qualquer outro roubo
22/09/2024 21h13
Se não for utilizado da forma correta, sim.
22/09/2024 19h41
Um tapa na cara de quem reclama de imposto.

Nem tanto pelo imposto brasileiro, mais pelo fato desses fracotes reclamões que nem pagam impostos, caírem na lábia desses MBLs da vida.
São tão bobões, que não reclamam da financeirização da economia, onde tudo passa pelos bancos que acabam sendo um “imposto “ financeiro, sendo que o banco não entrega nenhum tipo de serviço.