"O mal é um ponto de vista, deus mata indiscriminadamente e nós também, nenhuma das criaturas de deus é tão parecida com ele quanto nós"

Encontrei essa frase de uma série sobre vampiros que me fez refletir profundamente. A perspectiva do personagem sobre a natureza do mal é fascinante e provocativa.

elas perguntam
5 1
eles respondem
25/09/2024 11h35
Mas "bem" e "mal" realmente são subjetivos.
25/09/2024 11h43
pode ate ser... mas moralmente pela sociedade temos condições de definir bem e mal, prevalecendo a maioria das pessoas.

isso só serve pra justificar as cagada de minoria que fazem algo de errado
25/09/2024 11h47

Em algum momento dessa conversa tem esse assunto sobre o que é a maldade sei lá.
entre nós humanos.. talvez seja ponto de vista..
vai ter pessoas considerando que não há genocídios de populações na História. rs
um criança passando por um espancamento geraria revolta de todos que vissem isso, uma criança sendo espacanda pelos próprios familiares não vai gerar o mesmo choque...
uma pessoa numa praça tomando tiro vai causar indignação, um estuprador sendo fuzilado terá a mesma sensação?
o que posso dizer é: a maldade está em todo lugar, o bem precisa fazer esforço pra ser visto.
ggv
25/09/2024 12h00
Não exatamente
25/09/2024 12h02
Se você é jusnaturalista, não. Qualquer um que conceba que existe direito e imperativo natural pra o ser humano, não consegue relativizar isso. Aí entram religiosos, e pessoas adeptas da noção de ordem cósmica. Mas fora disso, você sendo ateu, fora de qualquer sistema de crença, se torna subjetivo pra você; ainda que possa existir uma ordem externa que governa essa divisão.
elas respondem
25/09/2024 11h58
Sim, é um ponto de vista. Conhecemos a batalha entre Deus e o Diabo do ponto de vista apenas de Deus. Não dá pra ter certeza de que esse Deus é realmente bom e justo. Pesquisas mostram que na Bíblia Deus matou muito mais pessoas que o Diabo.
https://super.abril.com.br/historia/quem-matou-mais-deus-ou-o-diabo#:~:text=O blogueiro americano Steve Wells pesquisou na Bíblia para chegar ao resultado&text=Na Bíblia, dá Deus, de,de maldades apenas 10 eliminados.