"O mal é um ponto de vista, deus mata indiscriminadamente e nós também, nenhuma das criaturas de deus é tão parecida com ele quanto nós"
Encontrei essa frase de uma série sobre vampiros que me fez refletir profundamente. A perspectiva do personagem sobre a natureza do mal é fascinante e provocativa.
Em algum momento dessa conversa tem esse assunto sobre o que é a maldade sei lá.
entre nós humanos.. talvez seja ponto de vista..
vai ter pessoas considerando que não há genocídios de populações na História. rs
um criança passando por um espancamento geraria revolta de todos que vissem isso, uma criança sendo espacanda pelos próprios familiares não vai gerar o mesmo choque...
uma pessoa numa praça tomando tiro vai causar indignação, um estuprador sendo fuzilado terá a mesma sensação?
o que posso dizer é: a maldade está em todo lugar, o bem precisa fazer esforço pra ser visto.
Se você é jusnaturalista, não. Qualquer um que conceba que existe direito e imperativo natural pra o ser humano, não consegue relativizar isso. Aí entram religiosos, e pessoas adeptas da noção de ordem cósmica. Mas fora disso, você sendo ateu, fora de qualquer sistema de crença, se torna subjetivo pra você; ainda que possa existir uma ordem externa que governa essa divisão.
Interessante essa frase ( adoro vampiros mas por favor não me diga que isso é crepúsculo!)...o Mal é a destruição em si, egoísmo que mata e destrói por razões injustas, imorais ou malignas,o mal é a manifestação do que a de pior no ser humano, Deus mata pq ele PODE, se ele é Deus logo está acima de qualquer juízo das criaturas que ele mesmo criou, ele faz e desfaz a vida ao seu bel prazer, tirar uma vida ou destruir alguma coisa não é o mal em si, o mal reside no motivo dessa destruição
Eu entendo que sim. Sofrimento, em geral, é considerado ruim. Mas se isso fez a pessoa tornar-se um ser melhor, realmente é ruim?
É complexo julgar isso.
Mal é tudo aquilo que pode ferir o outro, seja fisicamente ou emocionalmente... Agora, tem mal que é bem visto e tem os que não são. O mal praticado com alguém frágil ou indefesa, é inadmissível. Já o mal feito a um criminoso já é aceito.
Não acredito que a maldade seja mero ponto de vista devido ao fato de existir a materialidade da maldade.
Sobre a parte de Deus, o Deus cristão pelo menos, é o único Deus puramente bom e santo, tanto que mesmo que mate, ele não se corrompe com a maldade existente do mundo, além, óbvio de a bíblia ser bem clara que o único que tem direito de tirar a vida é o próprio Deus que deu(por isso assassinato é pecado).
O debate filosófico sobre o bem e o mal é mais na questão de que coisas, objetos não possuem maldade ou bondade e que o ser humano faz maldade ou bondade com o objeto ou coisa, exemplo, não tem uma resposta exata se o ser humano nasce bom ou ruim.
Também tem a parte teológica católica apostólica romana que fala sobre tudo ser bom e que o mal corrompe a função principal daquele objeto e do ser humano.
Acredito que o mal exista tanto em entidade quanto nas vontades animalescas do ser humano, tanto que existem níveis de maldade, se você reparar tem muita maldade que qualquer um cometeria, mas tem maldades que apenas alguém sob efeito de algum demônio cometeria.
Sim, é um ponto de vista. Conhecemos a batalha entre Deus e o Diabo do ponto de vista apenas de Deus. Não dá pra ter certeza de que esse Deus é realmente bom e justo. Pesquisas mostram que na Bíblia Deus matou muito mais pessoas que o Diabo. https://super.abril.com.br/historia/quem-matou-mais-deus-ou-o-diabo#:~:text=O blogueiro americano Steve Wells pesquisou na Bíblia para chegar ao resultado&text=Na Bíblia, dá Deus, de,de maldades apenas 10 eliminados.