Olá pessoal, tenho 19 anos e entrei em uma questão na minha cabeça que está por meses... sempre que há um problema fico aberta pra diversas opiniões e relatos, pois assim consigo observar o problema com outros olhos...

Bom, iniciei a faculdade esse mês e não tenho emprego, penso em conseguir um, porém minha mãe me da conselhos de que não é necessário, por um lado ela está certa, porém existe algo maior por trás... estou saindo da adolescência e me tornando adulta com obrigações, claro que prefiro estudar invés de trabalhar, mas também me preocupo com minha mãe.

Alguns podem dizer que tenho tudo nas mãos por não trabalhar e ter uma mãe incrível como essa e eu concordo com isso, mas acredito que todos se preocupariam com a saúde de uma mãe... ela está doente e recebe um salário mínimo, e meu pai..bom, ele é um problema maior, pois bebe, gasta dinheiro com jogo e causa mal pra saúde dos filhos e da esposa, tenho irmão mais novo e pela primeira vez vi meu querido irmãozinho ter crise de ansiedade por conta do próprio pai que é irresponsável e nn cuida da própria família.

Esse trabalho não é apenas pelo fato de eu querer ganhar dinheiro, mas ss pra ajudar minha querida mãe que sofre todos os dias por enfrentar problemas de saúde e ainda ter depressão e ansiedade, estamos em uma fase difícil, pois largar o nosso pai não é tão fácil assim, ele manipula e minha mãe tem dependência emocional, ela reconhece o problema de ter um homem narcisista e sabe que nn o ama mais, porém a dependência em pequenas coisas, como sustento da casa e etc. são grandes, não consigo vê-la doente de saúde e ter que aguentar tudo sozinha desse jeito.

Ela me diz pra confiar nela, pois msm com o salário mínimo ela obra milagres para dentro de casa, diz que sempre quis uma mãe pra aconselhar de nunca trabalhar e sim estudar e ela me diz que devo fzer isso, devo estudar e nn se humilhar em comércio... Sinceramente, minha cabeça está confusa e isso me deixa perdida em meus próprios pensamentos.

elas perguntam
13 7
eles respondem
26/09/2024 14h12
Há mães que são superprotetoras. Não há mau algum em trabalhar. Acho isso importante, principalmente se conseguir um estágio na área em que está estudando. Irá aprender muito mais, irá sentir na prática como é trabalhar na área, sem falar na possibilidade de conseguir o primeiro emprego na área.

Você já possui 19 anos, tome as suas decisões. Ouça sua mãe, mas quem decide é você.

Particularmente, acho o trabalho benéfico. Comecei a trabalhar com 16 anos. Para mim, além de necessário, precisava do dinheiro, foi ótimo em vários sentidos.
26/09/2024 14h15
Que situação complicada. Um pai assim dentro de casa só traz problema, sei como é. Eu não sei se há solução de imediato, mas com o tempo e com os seus estudos, quem sabe você não arruma um bom trabalho e você e sua mãe não tenham mais que depender do seu pai. É bom planejar direitinho.
26/09/2024 14h16
Continue trabalhando, estudando e apoiando sua mãe. Preocupe-se com aquilo que depende de suas ações. Às vezes e para todo o mais, só o tempo traz respostas.
26/09/2024 22h08
minha mãe me da conselhos de que não é necessário, por um lado ela está certa,

ela está doente e recebe um salário mínimo, e meu pai..bom, ele é um problema maior, pois bebe, gasta dinheiro com jogo

//

Crente que você ia dizer que suas mães tem curso superior, classe média alta, mora em mansão, trabalham em empresa foda, apartamentos e carros luxuosos.

De onde sua mãe tirou que você não precisa de encaminhamento profissional e conseguir renda? Tá sobrando dinheiro de boa? Quanto ela te dá mesada? Ou solta um cartão de crédito na tua mão?

//

ela me diz que devo fzer isso, devo estudar e nn se humilhar em comércio..

Nessa parte eu concordo, comércio vai te sugar completamente, é muita exploração pouco dinheiro e enriquecimento dos donos. Se for trabalhar assim, pega período de natal somente.

//

Sobre emprego, qual o curso que você tá fazendo?

Se cadastra em todos os sites de emprego, vagas.com, Infojobs, LinkedIn, gupy, todos os possíveis e busca estágio na área que você está estudando, ja começa desde já, provável que não te chamem, não vai ser fácil, mas não desiste tenta aí mais de um ano direto enviando candidatura, até mais que um ano, vai atualizando o currículo enquanto vai avançando nos períodos. A melhor coisa que tu pode fazer é conseguir um estagio logo na área que você tá estudando. Você já se liga como é a atividade profissional, ganha um dinheiro que vai ser uma merreca, mas isso vai contar muito se você se formar no curso que tá fazendo.

19 anos é muito muito jovem para ter assertividade na área de trabalho, o mais importante é você saber se é isso mesmo que tu quer trabalhar na tua vida.

Passar em vestibular é fácil, se formar e sair com o papel que é foda, o mais foda ainda é sair com o papel e ver que trabalhar com aquilo não é o que te potencializa.

Boa sorte, parabéns pelo ingresso na faculdade.

Qual curso mesmo?
26/09/2024 15h26
eu estudo e trabalho, um não anula o outro
anônimo
26/09/2024 15h11
Vá procurar a porra de um trabalho pode até ser um estágio pequeno, mas lembre-se que precisa se qualificar
26/09/2024 14h44
tava bom ate começar com papinho de narcisista
arruma alguma coisa simples pra fazer.. quem sabe um doce...
continue estudando.. muito bom
daquii 4 aninho já tem um diploma.. já vai fazer uma pos.. aos 30 quem sabe já tem a própria casa..
muito bem.. entrar num concurso baum ai e ganha dinheiro.. pobre tem que ganhar dinheiro.. é o jeito de sobreviver
26/09/2024 14h24
Acho que é muito nobre de sua parte querer ajudar a sua mãe nessa situação. Eu penso que a reflexão que você deveria fazer é se conseguirá levar o trabalho e a faculdade juntas. Não é impossível, muitas pessoas fazem isso e dá certo mas com certeza vai exigir bastante de você. Falo isso porque você não pode se sacrificar além de suas possibilidades porque a melhor ajuda que você pode dar para sua mãe é estar bem e presente para poder correr atrás do que for necessário quando ela mais precisar. Se você não aguentar, vai ser mais um problema e aí quem vai precisar de ajuda é você.
anônimo
26/09/2024 14h20
Sua mae não é incrivel, ela vai pedir para você nao arrumar um emprego agora mas depois vai jogar na sua cara que você nao faz nada da vida e é uma encostada. Eu faria o que quero e nao o que os outros acham melhor para mim mas isso é com voce.
26/09/2024 14h18
Existem muitas questões para serem discutidas nesse contexto. É uma situação complexa e bem difícil. Em relação a dificuldade de se separar do pai, há melhores informações em assistência social e fórum de justiça, vão instruir vocês dos seus direitos, e de uma possível assistência, mas não é fácil. Quanto à sua dúvida entre trabalhar e estudar é algo pessoal, qual é sua prioridade? Vai conseguir estudar nessa situação complexa? Mas ao mesmo tempo o estudo pode te tirar definitivamente desta situação. Eu aconselho você a conseguir ajuda profissional, para fazer uma escolha mais acertada. Um psicólogo não vai te negar um conselho desses. Um advogado vai conseguir te aconselhar quanto aos seus direitos. E a assistência social talvez te mostre outras saídas. Mas independente disso, tenha amigos, converse com eles. Boa sorte.
anônimo
26/09/2024 21h50
A renda do seu pai é muito maior do que a da sua mãe?
anônimo
26/09/2024 21h58
Se tiver um trabalho que dê certo p vc trabalhe, sim. A gente faz faculdade, mas infelizmente isso não é garantia de emprego. Então trabalhe sim, não perca tempo, comece o quanto antes. Vai ser bom p vc e sendo bom p vc vai ser bom p ela.
26/09/2024 22h01
Ela tem razão
elas respondem
anônima
26/09/2024 15h47
TRABALHE. Meu MAIOR ERRO foi cursar faculdade sem ter trabalhado junto, eu caí no mesmo papo da sua família e agora eu tenho 28 anos e zero experiência no mercado, e ninguém quer me contratar. Se não quer essa vida empacada que eu levo, trabalhe.
26/09/2024 15h46
Como sua mãe sustenta vcs só com um salário mínimo? não da amiga, vai trabalhar e fazer o seu pra ela ficar mais tranquila
26/09/2024 15h43
O trabalho dignifica o seu patrão.
26/09/2024 14h31
Trabalhe, moça, só vai te trazer benefícios.
Se for deixar pra trabalhar só no final da faculdade tu vai enfrentar muita dificuldade por nao ter experiência. Melhor começar agora, de preferência em algo pequeno na tua área, nem que seja estagiária ou menor aprendiz.
26/09/2024 14h59
Pelo que vcs estão passando não é fácil, mas se existisse lei severa pra homem que ameaça bate agride de qualquer forma tá Deus na causa sobre essa violência e insegurança com a mulher se existe lei de verdade mesmo que puni isso, é muito difícil mulher terminar a relação casamento de anos e difícil pra mulher pra julgamento da sociedade e realidade e assim mesmo tá achando quê é fácil pra mulher ser tratada bem depois de dirvocio aí é falação fofoca fala mal mesmo julga não é fácil não psicológico da mulher fica abalado,.VC ia gostar de escutar as fofocas, tipo assim aquela mulher não quer aguentar a família construir uma família e tal é vulgar e isso é aquilo e fraca e dessa maneira que são julgamento da sociedade e da religião, e tanto nome que é feio e horrível pra uma mulher ouvir na sociedade e da religião e complicado, se vc quer mesmo estudar e trabalhar faça o que vc realmente amar de fazer ,e tentar ser terapeuta de sua mãe e de seu irmão, já seu pai só vai aprender quando justiça realmente fazer, com ele certo então é isso peça pra Deus abençoa a sua família . Segue sua vida e ajuda realmente sua mãe ter os hormônios pô causa dessa situação que eu descrever e muito difícil uma mulher tê uma felicidade verdadeira ,pô que falsidade é que mais tem e Deus abençoe sua vida fé em Deus e resto vc sabe fazer isso.
26/09/2024 21h46
Ng consegue sustentar a si mesmo e 2 filhos com um salário mínimo, ela vai sim precisar de mais um apoio financeiro para largar seu pai, procure um emprego.
eye
26/09/2024 14h11
Vou ser sincera com você. Sou pobre, e faço faculdade. Meus pais pagam e também estou desempregada. Cada semestre que passa fico com peso na consciência, porque só aumenta o preço.
Investir nos estudos nunca é demais, você pode encontrar um emprego de meio período, por exemplo, futuramente, porque no momento não se mostra necessário. Porém, nesse período estude igual uma condenada.