Não sou da umbanda, acredito em Deus mas recentemente me afastei da religião. Seja qual for a religião, não adianta você orar ou fazer oferendas, enfim, ter alguma atitude relacionada com essa finalidade mas não fazer sua parte.

Por exemplo: "vou fazer promessa para tal santo católico"
"vou fazer oferenda para tal santo da umbanda"
"vou fazer jejum e pedir a Deus"

Se você não faz a sua parte, Deus, ou os santos em que voe acredita não vão fazer sua parte.
Pediu dinheiro? aceite a oferta de trabalho que surge na sua vida, é assim que se conquista dinheiro.
Pediu paciência? vai passar por situações que te ensinaram a ser paciente.