É o seguinte, um tempo atrás minha irmã se envolveu num acidente e acabou batendo num carro que estava estacionado, nada grave, mas ela não quis entregar o documento dela e eu acabei entregando o meu para que pudessem localizar depois. Acontece que o dono do carro entrou com processo contra mim e na petição ele contou algumas inverdades como por exemplo dizer que eu sou possuidor do carro e que eu me responsabilizei pelo acidente e outras coisas mais, sendo que o carro é da minha irmã e eu não me responsabilizei por nada, o fato de entregar meu documento não me faz responsável pela batida.

Quanto mais ou menos um advogado cobraria para fazer defesa nesse caso e quais a chance de eu ser condenado?

eles perguntam
2 7
elas respondem
anônima
01/10/2024 10h00
Oi, esse caso é bem simples. qualquer advogado pega essa causa e o valor provavelmente é de 30% do que vc vai ganhar dessa pessoa. Pq ela te processou por algo q vc nem fez
anônima
01/10/2024 10h07
Se foi voce que assumiu o acidente na hora é voce quem vai responder, só que também teria de responder sua irmã que é dona do carro. Como com certeza voce não vai entregar sua irmã voce vai ter de assumir todos os consertos e ainda possiveis perdas e danos.

E advogado vai cobrar no mínimo 30% sobre sua condenação. E seu nome vai ficar sujo judicialmente, sempre vai aparecer nas pesquisas do Google.

Tem outro problema, possivelmente vai sair audiência e voce vai depor e explicar muito bem como foi o acidente. Se não mentir direito, voce vai se ralar por mentir no processo.

E se sua irmã estava dirigindo sem carteira vão suspender a CNH dela por um ano.
eles respondem
01/10/2024 10h10
Você será citado, e após essa feita, deverá produzir provas contrárias à acusação. É importante que constitua um advogado, pois já nos autos desse processo será possível contradizer o mérito da causa, o que poderá inclusive ser feito por meio do chamado erro essencial, tendo em vista que o polo passivo (quem é processado) está errado quanto à pessoa. A responsabilidade da sua irmã deve ser averiguada, se objetiva ou não.

O melhor é procurar um advogado e esclarecer nos autos quem realmente é o possuidor do carro, fazendo-se necessária a citação da mulher dona do carro. Se a documentação for comprovada e sua irmã for responsabilizada, eventuais prejuízos podem até serem exigidos extrajudicialmente, mas tudo depende do caso concreto, e você será retirado do processo. Caso sua irmã se recuse a participar, isso já é resolvido pelo próprio juízo, que a provocará, sob penas específicas, em caso de não comparecimento. É até possível você processar sua irmã, mas isso depende do que ela fizer.
01/10/2024 11h21
Esse é um caso de responsabilidade civil, incluido no Código Civil. Recaiu pra você a responsabilidade quando apresentou documentos no lugar dela. Quando causa danos a outra pessoa, como neste caso o carro, deve indenizar o cara para pagar o conserto
01/10/2024 10h14
Geralmente 20-30% do valor da ação. Se vc for o proprietário do veículo, pode acabar respondendo solidariamente pelos danos, mas se realmente seu único envolvimento tenha sido entregar os documentos pra identificação, então não vejo motivo pra ser condenado e seu advogado ainda deve alegar litigância de ma-fé.
anônimo
01/10/2024 10h02
Já usei, ganhei com eles, e indico o serviço deles, especialistas nisso:

https://www.facebook.com/recorraaqui/?locale=pt_BR
01/10/2024 10h05
So pra te responder ja tem honorários
O vade mecum nao é gratuito
anônimo
01/10/2024 11h17
01/10/2024 11h55
Pois não?