Ser mãe não é fácil nesse país. Tem pouco apoio familiar, muitas vezes o pai some, os empregos não te aceitam, você tem filho e as vezes é demitida.

Não é sobre ser mãe de um filho específico, é sobre ter muitas obrigações e ter que cumprir muitos papéis sociais. Não vejo como se ela estivesse falando mal do próprio filho. Isso é uma interpretação rasa da frase, foi dita em qual contexto?

Eu curto a interpretação das culturas indígenas sobre as crianças, tem uma frase que diz "é preciso de toda uma aldeia para criar uma criança". No nosso modo de viver o cuidado e a responsabilidade acaba caindo ou sendo "o correto" a mãe arcar com as responsabilidades de criar e cuidar do filho. Você verá várias opiniões vulgares reforçando esse ponto de vista aqui.

Existe o engano da separatividade que a filosofia budista sempre toca e que nos sempre caímos. A sociedade humana para ser erguida precisa de muita união. Você pode achar que a roupa que você veste agora é sua porque você pagou por ela, mas uma cadeia de humanos foi necessária para isso existir, exigiu cuidado e manipulação da natureza até sua camisa de algodão que aquece você do frio chegar no seu corpo, não é só o dinheiro e porque tu pagou que não existiu todo esse engendramento de relações humanas.

Alguém arrou a terra, plantou o algodão, alguém regou, cresceu com a força da terra, alguém colheu, alguém transformou a matéria em uma matéria prima, alguém fez o tecido, alguém costurou, muitos transportaram de um lado para o outro, alguém vendeu na loja, alguém trouxe para você e tu tá vestindo essa camisa agora. É uma cadeia de relações humanas.

Com a mãe, todas as responsabilidades, culpas e glórias recaem sobre ela, esse é o modo de operar da nossa sociedade.
03/10/2024 14h04
Não tenho intenção de julgar ninguém, mas geralmente essa frase é dita por mulheres dessa geração que querem ter uma vida linda e feliz sem muitas dificuldades, exibir os filhos nas redes sociais mas quem cuida de vdd é a vó, e a babá ou a creche e etc qnd olho pra minha mãe, minha vó e as mulheres antes delas tbm não foi fácil, muitas cuidaram dos filhos sozinhas mais elas amaram essa experiência pq elas entenderam o privilégio mas também a responsabilidade que é gerar e cuidar de uma nova vida, o mesmo caso se aplica aos homens em ser pai
03/10/2024 11h54
Muito legal.
03/10/2024 12h10
Significa que a pessoa gosta de ser mãe, mas não quer ter o trabalho de ser mãe.
03/10/2024 13h45
Traduzindo:
"Fui irresponsável e imatura ao decidir ter filho sem estar minimamente preparada mas preciso manter as aparências, fingir que amo essa criatura para não ser julgada pela sociedade que nem sabe que eu existo e culpar o pai dele por algo que só eu posso controlar, pois é mais confortável do que assumir as consequências dos meus atos ou falta deles."
03/10/2024 11h54
Teve filho pq quis, agora venda-o!
elas respondem
03/10/2024 11h56
Alguém que tem o filho mas que não gosta das responsabilidades que uma mãe adquire. Basicamente joga a responsa pra cima das outras pessoas, e depois a criança fica toda mimada... E ai a culpa é da babá, da professora, das pessoas que não entendem o filhinho
03/10/2024 12h07
Frase de quem não está preparada para ser mãe.
03/10/2024 12h01
A pessoa escolheu ser algo que não gosta? Não faz sentido.
03/10/2024 12h06
Acho que não necessariamente quer dizer que ela odeie o filho só em casos de mães narcisistas ou psicopatas, ela pode odiar ou não gostar das responsabilidades de ser mãe ou simplesmente estar exausta de tudo isso ainda mais se fizer tudo isso sozinha sem ajuda do marido que muitas vezes não ajuda em merda nenhuma mesmo. Compreendo a frase mesmo não tendo filhos. Tenho uma vizinha que tem 3 filhos pequenos e vejo a exaustão dela mas vejo como ela ama os filhos e como é uma mãe carinhosa e dedicada sempre descabelada com o peito pra fora dando de mama para o mais novo e nos afazeres de casa, ela mesma já desabafou comigo e brincou sobre o fato: "Pra quê fui ter tanto filho", isso que tem 3 e a mais velha já é grandinha hein, 12 anos. Tem que olhar com a "ótica do outro" de vez em quando.
03/10/2024 13h36
Ah, só quem é mãe deve entender. Não vou julgar
anônima
03/10/2024 13h44
Entendi q a pessoa não curte as responsabilidades de ser uma mãe, embora não seja nada pessoal com o filho.
anônima
03/10/2024 12h12
Acho normal, é a minha cara. Amo meu filho de paixão, ele foi super planejado mas odeio ser mãe, não é fácil, não tenho a menor vocação mas me esforço ao maximo e sempre dei o meu melhor.