Não é essencialmente abusiva, só é uma dinâmica que facilita abusos, já que o homem exerce um certo poder natural sobre a mulher. Mas se o homem não se aproveitar da situação dele, funciona tranquilo.
Isso é porque a natureza é cruel e caótica e as interações sociais servem pra tentar dar uma estabilidade. Por isso se formam casas, famílias, povos, etc. Sempre vai existir uma troca a ser feita.
As coisas não deixaram de ser assim. O estado grande que temos hoje em dia é uma troca. Você dá mais poder e responsabilidade ao governo - que distribui recursos básicos a quem não teria - mas, em troca, dá mais poder a ele sobre você.
03/10/2024 14h38
Que pessoas? Não vejo isso. Pelo contrário, possuem muito mais respeito do que gerações mais jovens.
03/10/2024 16h27
Discordo dessa tese, considero que hoje há tantas famílias tóxicas quanto nas gerações anteriores. As gerações mais recentes é que sofrem o mal de se considerarem moralmente superiores às outras.
elas respondem
03/10/2024 14h44
Também queria entender. Além do machismo (por parte de mulheres também eu digo e aceitam isso por parte dos maridos e homens), violência dentro de casa, pais violentos, mães rudes e até narcisistas e a sociedade ainda passa um pano em cima alegando ser "uma boa educação", "uma boa geração" àquela passada. Papo furado. As "coelhas" que existem até hoje, fazem 10/20 filhos e colocavam nas costas do filho mais velho pra cuidar fazendo de empregado(a) e babá na base da paulada e ainda tinha que ser grato por terem pais assim, minha nossa senhora. Fora muitas crianças violentadas que eram (ainda são) negligenciadas onde não acreditavam nelas, isso era muito pior antigamente eu quero dizer e não que "não exista hoje em dia" mas que antes a negligência era muito pior. E muitos etc que nem lembro agora.
03/10/2024 14h41
Fale por você.