Galera, sempre fui o filho que cuidou bem dos meus pais. Pra quem não sabe, meu pai tem câncer no fígado e cirrose, e minha mãe tem câncer no útero e na mama. Meus irmãos não ajudam financeiramente nem emocionalmente, então eu fiquei morando com eles pra cuidar de tudo.

Tenho um bom emprego, ganho R$3500 mais benefícios e tô começando uma assistência técnica. Mas, apesar de tudo, sinto que estou desperdiçando minha vida vivendo o sonho dos outros. Todo mundo me parabeniza por cuidar dos meus pais ou por ter um emprego estável, mas, cara, me sinto vazio.

Às vezes tenho uma vontade enorme de largar tudo e ir me aventurar, não como o filho pródigo, mas de um jeito que eu possa recomeçar em uma cidade pequena. Quero andar com minhas próprias pernas, sabe? Me sinto sobrecarregado com a situação dos meus pais e as cobranças. Se eu perdesse o emprego hoje, a primeira coisa que eu faria seria dar uma parte da recisão pros meus pais, e mandar uma mensagem no grupo dos sacanas dos meus irmãos:

Ai manos, se virem aqui com os pais... eu preciso ficar um tempo OFF...
Eu sou o caçula...

eles perguntam
4 3
elas respondem
07/10/2024 12h03
Isso deveria ser melhor estabelecido, vc não é o único filho, a mesma responsabilidade que vc tem com seus pais os outros irmãos tem que ter. Um só cuidar de tudo é muita pressão, além de que sua vida não pode ser só viver em prol dos seus pais. Seus pais limparam a bunda dos outros tbm!
07/10/2024 13h19
Eu admiro muito a sua força e dedicação, o que você está fazendo é de um valor imensurável. Cuidar dos seus pais é um gesto incrível de amor e responsabilidade, você esta seguindo o que esta na biblia Honrar pai e Mãe conforme os textos Êxodo 20:12, 1 Timóteo 5:4,8. Você está fazendo a diferença na vida deles, e isso é muito especial. Eu também ajudei meus irmão a cuidar dos meus pais.
E sim com certeza eles tem que te ajudar, mais antes de poder pedir algo a eles, você precisa ter definido o que quer. É importante se perguntar que tipo de ajuda você realmente deseja. Seja financeiramente pra quem não consegue estar presente. Ou com ajuda pratica, pedir de forma clara, direta e por algo específico. Por exemplo, diga “Você pode ficar com o papai e a mamãe hoje? Lembre-se de que é importante também cuidar de si mesmo, não exceder seus limites. Te aconselho a procurar ajuda de uma pessoa experiente pra conversar sobre isso, as vezes, uma pessoa de fora, imparcial, é necessária para ajudar a resolver conflitos, focar as conversas no presente e encontrar soluções que todos possam aceitar.
07/10/2024 13h41
entendo muito o seu sentimento, afinal, você quer ter a SUA vida, não viver para ajudar os outros, certo? mas pensa, você tem a vida inteira pela frente, não ache que você está desperdiçando sua vida, pelo contrário, você está ajudando as pessoas mais importantes da sua vida. talvez a sua missão de vida seja essa. a vida, não foi feita para ser um parque de diversões, ainda que muitas pessoas tentem viver dessa forma. a vida merece sim momentos divertidos, mas em sua maioria é luta e cumprir tarefas.
se você estiver cansado com tudo isso, tente tirar umas férias. ir para um resort. tenha o seu tempo e depois volte com tudo. mas também peça ajuda aos irmãos e se necessário contratem alguém para que você possa ter mais descanso.
anônima
07/10/2024 13h52
Como você não é o único filho, pode revezar o cuidado com seus irmãos. Eu tenho que cuidar da minha irmã autista e da minha mãe esquizofrênica, e não tenho pra onde correr, já sei que minha vida vai ser cuidar dos outros pra sempre e não criar minha própria história, mas tô mais tranquila com relação a isso hoje em dia. Todo mundo tem uma cruz a carregar, e a minha é essa, fazer o quê
eles respondem
anônimo
07/10/2024 12h05
Você tem que falar a real pra seus irmãos...
07/10/2024 13h31
Acho que o que você está sentindo mesmo é o peso de ter que fazer sozinho o que seus irmãos poderiam ajudar.
07/10/2024 13h32
Sente-se vazio cuidando dos pais? O que te faria sentir-se bem, fechar os olhos e fingir que eles não precisam de ajuda e focar na própria vida?

Vivo uma situação similar. Cuido da minha mãe. Meus irmãos não fazem nada para ajudar. Se fosse o inverso, se eu estivesse doente, minha mãe faria o impossível para me ajudar. Então, apesar de eu achar que meus irmãos não são justos, farei o que eu posso para ajudar a minha mãe, até ela morrer. Mesmo minha vida virando um inferno. Porque é exatamente isso que ela faria por mim.

Então, na minha opinião, seu problema não é sobre o que os outros fazem, é sobre o que você faz e o que deseja fazer. Se dar as costas aos seus pais no momento que eles mais precisam não te incomoda, siga com sua vida, mude para outra cidade. Mas lembre-se, não poderá fazer nada pelos seus pais depois que eles morrerem.