Se você tivesse que escolher entre uma pessoa que sempre é leal a você, mas pode ocultar a verdade em certos momentos, e uma pessoa que é brutalmente honesta, mesmo que isso possa ferir ou causar conflitos, qual você preferiria?
Seria preferível lealdade.
Embora receber um "banho" de honestidade de um amigo seja bom, acho preferível ser um amigo leal que ser honesto.
Um amigo leal vai dar-te apoio e honesto às vezes nem é bem honesto é otário.
Tipo és honesto mas és tão honesto que tens que contar tudo a toda a gente... Pq "aí sou super honesto/espontâneo, tu sabes" e para mim isso já é mais sonsice que honestidade... Mas né, estamos sujeitos e ter esse "nível" de honestidade.
Leal. Eu sempre farei merda na vida como qualquer outro, ter alguém me apoiando também não significa que ela incentivará meus erros, mas perdoará e continuará do meu lado.
Honestidade, sempre. Pois aí depende de mim lidar com isso. A pior coisa que acontece sendo honesto ainda é melhor que a pior coisa que acontece por não ser.
Lealdade cega não me serve de nada. Não quero alguém me seguindo quando eu estiver errado. Que decida o que é melhor eu saber ou não. Às vezes precisamos de um choque de realidade, não de tapinhas nas coisas.
Fora que aquilo, se oculta a verdade.... é realmente leal?
Honestidade, confiança e respeito. Essas são as três coisas fundamentais. Inegociáveis. Daí vem todo o resto. Isso vale para qualquer relacionamento. Familiar, profissional, amoroso, entre amigos.