Refletindo sobre a empatia.

A empatia nasce de dois fatores:

- Biológicos (influencia de genes que afetam o sistema nervoso e a sensibilidade emocional, ativação maior do córtex pré-frontal e do sistema límbico e maior produção de oxitocina)

- Sociais (experiências na infância, educação e cultura e experiências de vida)

Tem mais mérito quem passa por uma experiencia traumática e escolhe usar esse estimulo de forma a desenvolver a empatia do que quem já nasce predisposto?

Isso desqualificaria ou diminuiria o mérito de já quem nasce bom?

elas perguntam
2 1
eles respondem
12/10/2024 06h12
Na verdade acho que a gente nasce bom, em sua maioria, mas o meio em que vivemos oscila demais, nos deixa perdidos.
Superar e conseguir ter empatia fica difícil pra muitos o que de certa forma seria um certo mérito depois de tudo vencido.
elas respondem
12/10/2024 06h13
Tem mais mérito quem msm passando por uma experiência traumática, passa por cima disso e escolhe usar essa experiência para desenvolver a empatia. Isso desqualifica um pouco a quem nasce bom sim!
Através de experiências de vida ou traumas, podemos aprender e entender mais sobre algumas coisas, e qnd superamos tudo isso, podemos nos tornar ainda mais empáticos e maduros!