Sim! Na época de estudante do ensino médio, o ambiente era desagregador, bem tóxico.
Brigas, confusões, agressões verbais, ninguém suporta viver isso.
A escola tem um modelo muito retrógrado, a questão é que ela é obrigatória, eu não sei qual foi sua escola, mas eu já trabalhei em escolas muito ruins, principalmente as de cunho religioso e escolas muito boas, onde os alunos eram bem felizes e autônomos.
Isso que você diz sobre a escola é algo que na pedagogia se chama "currículo oculto", é sobre o ethos e a orientação de todo o corpo docente, quem faz o ensino acontecer, isso compreende desde o professor a direção até o guardinha da porta da escola. Existe algo que rege o funcionamento das instituições que muitas das vezes é pouco pensado e mal liderado pela direção da escola. A Localização e a cultura territorial também molda o funcionamento da escola, é possível a escola ser um agente de transformação no territorio, existem inúmeros casos assim, a unesco tem um relatório de casos de escolas que conseguiram transformar o território. Tipo, escolas que ja tinham ocorrido até assassinato e mudaram radicalmente a ponto dos vizinhos e redondezas enriquecerem e se relacionarem melhor entre a comunidade.
É um pena, que o maior educador contemporaneo de todos os tempos seja demonizado no próprio territorio que nasceu, um cara que tem mais de 40 doutorados no mundo inteiro, virou professor por acaso e entendia o mundo e as pessoas em sua complexidade e profundidade. Paulo Freire pregava que Educação se faz com afeto, a maioria dos docentes não entende essa ideia, é sobre construção e conexão humana. Não só entre docentes, mas entre os discentes também.
O triste que toda glória e toda culpa recaem sobre quem está ali diariamente lidando com as turmas, o professor é solitário em sua jornada quase sempre. Os alunos não entendem a estrutura prisional e retrógrada da instituição Escola, e crescem revoltados descontando uns nos outros.
É difícil mano, bem difícil, mas a escola pode ser um ambiente bom sim, não te tiro a razão de poder ser tóxico, é um pouco de idealismo meu, preciso acreditar nisso, se nao adoeceria...