Vocês consideram a escola como o pior lugar do mundo? (Toxico)

eles perguntam
6 7
elas respondem
12/10/2024 12h46
A escola e o trabalho competem para ver qual é o pior.
12/10/2024 13h55
Tóxico é, mas é necessário, nem sempre a gente vai conviver só com quem gosta.
anônima
12/10/2024 12h26
Sim. Olha no que vc se tornou. Esse lixo ambulante.
12/10/2024 13h29
Sim, não só um lugar tóxico mais também um lugar onde carrega muita energia negativa.
12/10/2024 13h40
Depende bastante, pode ser bom e ruim
12/10/2024 14h16
Quando era estudante, eu achava que sim. Quando tive a oportunidade de trabalhar em uma, descobri que o melhor e o pior de uma escola vêm da mesma fonte. Você confina no mesmo espaço vários seres humanos diferentes, que são criados em culturas familiares completamente diferentes. Por um lado, isso te ensina a viver em sociedade e a conhecer o diferente. Por outro lado, crianças/adolescentes mal criados e quem vêm de um estrutura familiar péssima, acabam sendo a banda podre e contaminando os bem educados. Tá aí a receita pro bullying e pra todos os demais problemas, incluindo alunos desinteressados que atrapalham os demais.
Lembrando que, escola é pra oferecer conhecimento, não bons modos. Eu diria que os pais são os maiores culpados disso. Muitos acham que a escola é uma creche, que serve pra se livrar temporariamente do filho e comer de graça.
Não fosse isso, a escola seria um ótimo ambiente.
eles respondem
12/10/2024 12h44
Sim! Na época de estudante do ensino médio, o ambiente era desagregador, bem tóxico.

Brigas, confusões, agressões verbais, ninguém suporta viver isso.
12/10/2024 13h39
A escola tem um modelo muito retrógrado, a questão é que ela é obrigatória, eu não sei qual foi sua escola, mas eu já trabalhei em escolas muito ruins, principalmente as de cunho religioso e escolas muito boas, onde os alunos eram bem felizes e autônomos.

Isso que você diz sobre a escola é algo que na pedagogia se chama "currículo oculto", é sobre o ethos e a orientação de todo o corpo docente, quem faz o ensino acontecer, isso compreende desde o professor a direção até o guardinha da porta da escola. Existe algo que rege o funcionamento das instituições que muitas das vezes é pouco pensado e mal liderado pela direção da escola. A Localização e a cultura territorial também molda o funcionamento da escola, é possível a escola ser um agente de transformação no territorio, existem inúmeros casos assim, a unesco tem um relatório de casos de escolas que conseguiram transformar o território. Tipo, escolas que ja tinham ocorrido até assassinato e mudaram radicalmente a ponto dos vizinhos e redondezas enriquecerem e se relacionarem melhor entre a comunidade.

É um pena, que o maior educador contemporaneo de todos os tempos seja demonizado no próprio territorio que nasceu, um cara que tem mais de 40 doutorados no mundo inteiro, virou professor por acaso e entendia o mundo e as pessoas em sua complexidade e profundidade. Paulo Freire pregava que Educação se faz com afeto, a maioria dos docentes não entende essa ideia, é sobre construção e conexão humana. Não só entre docentes, mas entre os discentes também.

O triste que toda glória e toda culpa recaem sobre quem está ali diariamente lidando com as turmas, o professor é solitário em sua jornada quase sempre. Os alunos não entendem a estrutura prisional e retrógrada da instituição Escola, e crescem revoltados descontando uns nos outros.

É difícil mano, bem difícil, mas a escola pode ser um ambiente bom sim, não te tiro a razão de poder ser tóxico, é um pouco de idealismo meu, preciso acreditar nisso, se nao adoeceria...
12/10/2024 13h45
Sempre foi.
12/10/2024 13h57
Geralmente começa por aí.
12/10/2024 13h59
E ôô vida de gado... Povo marcado ê, povo feliz.