A Palavra de Deus diz: “Não are com um touro e um jumento no mesmo jugo. (Deuteronômio 22:10), esse texto, faz referência ao método de arado antigo que precisavam de 2 animais do mesmo porte e mesmo comportamento para direcionar a ferramenta de forma correta, para que assim, os buracos que iam sendo feitos na terra, fossem na proporção correta e facilitasse o plantio.
Se um Jumento e um Touro fossem colocados no mesmo julgo, um touro é muito mais forte que um Jumento, mas ele cansa mais rápido, um jumento tem um comportamento totalmente diferente de um touro, certamente essa dupla não ia ser bem sucedida.
Da mesma forma, um casal que está em jugo desigual não terão bons frutos disso, certamente um vai sofrer mais que o outro. Um não comemora aniversário, outro vai ir sozinho pro aniversário, um não come carne de porco, outro AMA carne de porco. Um sai a noite para fazer despacho, outro sai domingo o dia inteiro pra ir pro culto.
Não funciona de forma correta. Vai sempre parecer que um tem que ceder mais que o outro. E no final, as chances da imagem abaixo ser uma realidade, é maior.
Assim como um carro com dois volantes, um vai puxar pra cada lado, e a chance do cristão sair da igreja é bem maior do que um ateu/umbandista/politeista virar cristão.
2 Corintios 6:14,15
14 Não vos prendais em jugo desigual com os infiéis; porque, que participação tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?