A questão é que, segundo algumas pesquisas que estou fazendo, para entender melhor o mundo, pesquisas tanto na área de história como filosofia, metafísica etc, existe uma teoria que me convence muito, e essa teoria diz que o deus do antigo testamento e o Deus do novo testamento são deuses diferentes, um deles, o do antigo, seria uma inteligência parasítica que os antigos gnósticos identificavam como Demiurgo, e o outro seria o verdadeiro Deus supremo, o criador primordial, e então, estamos num jogo de xadrez por assim dizer, em que as leis de ambos os deuses, o verdadeiro e o falso Demiurgo se aplicam ao mesmo tempo no mundo, e essa seria a razão do apocalipse ter que acontecer, tirar a assinatura energética do Demiurgo desse mundo.
Não teve nenhum Jesus mudando nada.
Você precisa entender quais grupos tiveram poder de domínio em cada época e quais meios usaram de modo melhor em cada lugar.
Onde aceitaram uma mensagem, sobreviveram, onde não aceitaram, foram mortos.
Isso ocorre durante séculos.
Não tem nada a ver com Jesus.
Ainda está dito em algum lugar que ele veio cumprir a lei. Hihihihi
Roma foi lá e crew nele. Quer ser rebelde? Madeirada.
Mas ele existiu? Ou é mais um conto passado por anos?
Não, o sacrifício de Jesus muda muita coisa pra melhor. Até o sacrifício dele, era exigido alguns costumes que não fariam sentido após a vinda até a terra.
Mas tecnicamente ele fez isso, quer dizer, ele não aboliu as leis do antigo testamento, mas alterou drasticamente o modo de interpretá-las, e aplicá-las.
Por exemplo, quem fosse pego se prostituindo/traindo, tinha que ser apedrejado até a morte, era a lei de moisés da época, mas então Cristo lançou uma sabedoria, sem abolir a lei, ele questionou: "Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra". Ou seja, tudo bem que quem trai e se prostitui está cometendo um pecado perante a Deus, mas quem de nós somos limpos o suficiente para tacar pedra nos outros se somos tão pecadores quanto?
A lei é a lei, não muda, mas sem amor, de nada adianta a lei, não à toa que Cristo diz que o amor é tudo. Cristo então colocou o amor acima da lei.